setembro 16, 2012

Exorcismo das populaças

Infelizmente as manifestações de hoje, além de mostrarem a decadência moral do português pela torpeza dos insultos escritos e chiados aos megafones, são uma tragédia que pode explicar o facto deste país não progredir economicamente. Vejamos as infantilidades das "massas" (algumas muito bem vestidas e equipadas com gadgets bem dispendiosos):

  • Não protestaram quando ocorria um endividamento monstruoso que ultrapassava o ritmo de mais de 100Euros/mês por português durante anos seguidos;
  • Protestaram contra as consequências, e não contra as causas, de um descalabro financeiro provocado por um gasto descabelado e inconsequente com dinheiro emprestado;
  • Demonizaram não os causadores dos problemas mas quem os tenta resolver;
  • Não percebem que se a Troika "for embora" rapidamente chegamos a uma situação de ruptura total: salários não serão pagos,  escassez de bens e serviços, escassez de combustíveis, inflação galopante, etc. Terão a "vida" mas será um inferno bem pior que aquele que pensam ter agora.
Este Povo com cursos superiores, Novas Oportunidades, Mestrados, Doutoramentos, muitas viagens à estranja, férias no Algarve e BMW não deixa de ser aquilo que é: estruturalmente pobre. Não consegue analisar as  consequências de decisões do passado, não consegue analisar e interpretar o presente e, por fim, não consegue antecipar as consequências que o facilitismo orçamental traria em apenas alguns meses.

Um empresário com esta mentalidade e superficialidade não vinga.

A realidade não é uma novela em que o fim pode ser escolhido pela populaça. A realidade não se pode exorcizar: amanhã apresenta-se de novo. 

  

2 comentários:

Unknown disse...

Vou-te roubar este texto para colocar no meu post. Citarei a fonte, como é evidente.

Lura do Grilo disse...

Claro!