março 02, 2014

Entender Venezuela

Chavez visitou uma vez instalações da indústria petrolífera após o despedimento massivo dos trabalhadores experientes e qualificados que protestavam contra a intervenção na empresa e respectiva conversão a uma árvore das patacas do regime bolivariano e galinha de ovos de ouro da tirania de Castro.

Estava Chavez contente por ouvir falar outras línguas e designadamente russo; contente por deixar de ouvir apenas "pity yankees", etc .... estava Chavez.

Depois disto o caos pela perda de uma cadeia de comando numa indústria onde as regras e normas devem ser cumpridas com todo o rigor: acidentes mortais multiplicaram-se; falhas tornaram frequentes; explosões várias em refinarias; avarias continuadas ... todo um tecido produtivo desfeito. O mesmo nas siderurgias. A tal política de combater quem "rouba os recursos naturais" deu resultados. Agora até combustíveis a Venezuela importa. Com a exploração de gás natural nos EUA os tempos bons para o petróleo Venezuelano (um crude pesado que não ajuda) são definitivamente um sonho.

La empresa estatal de petróleos (PDVSA) no puede detener la caída de sus ventas al exterior

Las exportaciones petroleras de Venezuela a EEUU caen al mínimo en 25 años

Con la revolución bolivariana PDVSA comenzó a financiar al Gobierno chavista que ha derrochado miles de millones

1 comentário:

Unknown disse...

É isso o socialismo. Só dura enquanto der para roubar.