junho 23, 2010

Colômbia: a continuação da esperança

Álvaro Uribe termina o seu mandato em breve. A comunicação social anda distraída e não deu conta da eleição de Juan Manuel Santos que arrasou um candidato verdito melancia, de nome Antana Mockus, um desequilibrado mental que mostrava o rabo em público e era a aposta do Pai dos Povos da zona do Caribe: Huguito Chavez.

O verdito melancia foi levado ao colo pela comunicação social e agências de sondagens locais mas a montanha pariu um rato.

Álvaro Uribe teve uma presidência exitosa: redução do crime (assassínios, sequestros, corrupção, etc), da pobreza, do tráfico de droga, acelerou o desenvolvimento económico e fundamentalmente conseguiu um grande sucesso na luta contra a criminosa narco-guerrilha comunista (apoiada pelo PCP) que perdeu mais de 2/3 dos guerrilheiros por deserções e capturas e está já nas fronteiras ou nos estados colaboracionistas vizinhos. A eficiente tropa de elite conseguiu resgatar mais alguns reféns recentemente numa operação que dava um bom filme: comandos na selva disfarçados de árvores, praticamente imóveis durante duas semanas, recolheram informações sobre o paradeiro dos reféns que foram libertados sem baixas.

Enquanto os guerrilheiros vão sendo empurrados para o colo do anafado Chavez e do indígena cocalero Morales, o cirrótico Lula da Silva bufa de raiva pois já nem o Foro de S. Paulo consegue grandes resultados a defender os traficantes.

Boa sorte a Juan Manuel Santos que tem numa justiça politizada, que solta guerrilheiros do M-19 com dezenas de mortos civis no curriculum e condena, sem provas, militares que os prenderam, um grande problema a resolver.







Sem comentários: