julho 14, 2010

TVI e o Celibato

A TVI (PRISA-PSOE) fez mais uma vez uma incursão à Igreja: desta vez não foi mais um desaguisado entre o Padre e a população, uma rusga a um Padre que colecciona armas ou outro que guia um carro caro.

Armaram-se em sabedores e metendo a foice em seara que não lhes pertence, foram à procura de candidatos a Padre ou ex-Padres que deixaram de o ser para se casarem. Para não perder o fio à meada até meteram uma dose de Dan Brown para levantar dúvidas se Cristo foi ou não casado em vez de, por exemplo, questionarem se Gengis Khan teria como dieta preferida uma francesinha à moda do Porto ou bacalhau assado na brasa com batatas a murro.

É de facto um mistério este dos Padres na Igreja católica não se poderem casar. É um mistério de tal tamanho e natureza que enquadro com outros de igual profundidade, inteligência e erudição como estes na área do futebol:
  • Qual a razão de um basquetebolista não encontrar uma carreira promissora no futebol dada a sua estatura propícia a exímio jogo aéreo;
  • Qual a a razão de um sprinter dos 100m não ganhar a vida como ponta de lança bem sucedido nas desmarcações;
  • Qual a razão de um adepto do box não jogar "rançudo" na disputa da pequena área.
Conheci o caso de um futuro Padre que decidiu casar. Era um excelente homem que criava bom ambiente no trabalho, mediava conflitos entre colegas, adorava a sua família e desempenhava cargos na Igreja: era um homem tranquilo. Um modelo todos podem ser, mas devem saber exactamente que modelo pretendem e assumi-lo. A liberdade é um bem supremo: a Igreja tem portas largas para quem quer sair ou entrar mas tem espaços muito vastos para quem quer servir. Pode ser Padre, ser um bom Pai de Família, uma boa Mãe de Família, uma humilde mulher que limpa o chão ou enfeita espaços, etc.

Deixemos então que "os mortos enterrem os seus mortos".

Sem comentários: