junho 30, 2011

Velhos fantasmas, velhos líderes ... a mesma cassete

O PCP voltou com a cassete pequenita que já custa a ouvir após quase quarenta anos: o grande capital, os grandes interesses económicos, os grandes grupos, etc.

Carvalho da Silva, uma autêntico emplastro do PCP na CGTP, já começa a desafiar o recorde da "longa noite" no cargo. A central sindical, que organiza encontros nesse paraíso dos direitos dos trabalhadores que é Cuba, enviou o seu secretário geral a Viana do Castelo onde, talvez inebriado por um Vira minhoto e catapultado pela energia das eólicas distribuídas com afinco desde Santa Luzia até Vila Nova de Cerveira, descobriu o problema dos Estaleiros de Viana.

Não é sequer o amigo Chavez nem os muitos milhões de dívidas só num ano! É o Presidente da República... pasme-se. Tão fiel às origens ainda vai acabar a despejar a arrastadeira do Grande Timoneiro e camarada Fidel.

junho 29, 2011

Diferenças

O Profeta Eliseu ficava amiúde, como convidado, em casa de uma família abastada mas sem filhos. A esposa convenceu o marido a preparar um quarto singelo para alojar "o homem santo" que ali pernoitava. Eliseu sensibilizado perguntou ao companheiro de viagem o que poderiam fazer por aquela mulher generosa. Ele rapidamente descobriu um prémio digno!

Eliseu mandou chamar a mulher e disse-lhe:
- Apesar da tua avançada idade dentro de um ano terás um filhos nos braços.

Fernanda Câncio tem uma versão mais progressista e prémios desejados para os pobres: "Já imaginaram a miséria que é ter um filho porque não se teve dinheiro para pagar um aborto? "

junho 27, 2011

Desilusão de uma mãe de aluguer

A Deolinda, a Carmelinda, a Florinda ... são as minhas galinhas poedeiras resgatadas de um fim triste por não porem ovos ao ritmo pedido e que agora vagueiam pelo logradouro.

A Florinda ficou esquisita. Diagnóstico? Estava choca. Foi para casa da minha mãe chocar 12 ovos que não eram dela. Portou-se muito bem e não virou a cara à tarefa: só saía do ninho para comer. O entusiasmo era grande, o pequenito andava em pulgas e as 3 semanas nunca mais terminavam. Mas ... muitos ovos não estavam galados, outros o pinto não saiu e sobrou 1 (um). 

Culpas? Pois a minha mãe culpa o galo -um galo lindo, garboso, altivo- e temo que no próximo fim de semana haja galo estufado.

junho 26, 2011

A mania

... da superioridade moral da Esquerda e a sua apropriação da Cultura. Uma esquerda com um recorde de difícil imitação na morte massiva de seres humanos e na criação de pobres.

junho 24, 2011

A Justiça pode funcionar

Tal como funcionou em Espanha também funcionou na Holanda: Geert Wilders foi absolvido. Realizador do documentário Fitna, incluindo exclusivamente cenas protagonizadas por islâmicos os quais mataram Pyn Fortuin e Theo Van Gogh por estes denunciarem as atrocidades do Islão, viu inclusive a sua liberdade de circulação restringida não podendo deslocar-se sequer ao Reino Unido.


Mais selectivo parece ser o TPI. O TPI tem sido generoso em encarcerar e julgar apenas os protagonistas de um dos lados do conflito na Bósnia: Milosevic, Mladic e outros "ics". As atrocidades cometidas pelo lado islâmico nunca foram investigadas ou pelo menos a investigação não produziu efeitos. Ao lado parece terem passado também as atrocidades de kosovares albaneses incluindo violações com requintes de malvadez (na presença dos maridos das vítimas que iam sendo desmembrados vivos) ou ainda o rapto e morte para extracção de órgãos a centenas de pessoas.

junho 23, 2011

Chuif... Chuif

A nova vaga de indignados assola o cantinho Luso: os remelosos governadores civis inundam o Governo com pedidos de demissão. Agora até algumas almas, que amam mais a constituição social-comunista que o país, atiram que a decisão de acabar com este cargo é anti-constitucional. Anticonstituciolissimamente a Lei do Aborto é agora um facto consumado, embora a constituição garanta a inviolabilidade da vida humana desde a concepção, e ainda aguarda a fiscalização sucessiva.

Deram voz a esta indignação os autênticos representantes do país real que vão do Sr Galamba (que família! estão em todo o lado!) do fino centralismo democrático lisboeta até ao roliço e afadigado senhor Santinho Pacheco da cidade da Guarda (há santinhos por todo o continente neste mundo da política)  cujo dia no Calendário da Igreja não encontro. "O interior perde" ... diz ele!

Clap, Clap, Clap a Pedro Passos Coelho. Viaja com a comitiva em Classe Turística, revelando pelo menos muito mais coragem que poupança, o que fica como exemplo de valor e mais ainda se aceitar como menu aquela inenarrável sanduíche aquecida da TAP cujo queijo derretido se cola invariavelmente ao papel de alumínio.

junho 21, 2011

Investimentos de cabeça e as diabruras do menino Zézito


Portugal empresta dois mil milhões à Grécia "A Grécia apresentou um programa sólido e credível", opinou ontem o presidente da Comissão Europeia (CE). A partir de Bruxelas, Durão Barroso falou da "coragem" das "medidas difíceis tomadas" pelo Governo grego, que são "a única forma de restaurar a confiança" na Grécia. (1 ano atrás)


Sócrates e Hugo Chávez visitam domingo Estaleiros de Viana "O presidente do Conselho de Administração da empresa, Veiga Anjos, lembrou que este contrato resulta de um «namoro» que durou cerca de uma década". (ainda não passou um ano)


Estes namoros demasiado longos quase sempre dão casamentos falhados. Chavez nada mais disse depois do folclore e foguetório da visita durante o qual o ditador latino-americano até conduziu para Viana. Casitas nada também! Todos sabiam que a Venezuela está cheia de empreendimentos falhados que enriquecem poucos, deixam nada e levam o restante para Cuba, China e Irão mas ignoraram as evidências e mais 300 trabalhadores vão para o desemprego.


Agora Chavez governa a Venezuela a partir de Cuba onde foi operado (os médicos Venezuelanos serão incompetentes).


"Era um passarinho que queria voar, e"

.... saiu do ninho e acabou por aterrar no pátio da casa da minha mãe. O juvenil, ainda com as bordas do bico cor-de-tremoço, arriscou demasiado: os gatos não perdoam.

O miúdo viu e apanhou-o. Disse-lhe que os pais deviam estar perto e de facto voavam de telhado em telhado desesperados. Resolvemos subir ao celeiro, levantar uma telha e colocar o pardalito sobre o telhado.

Descemos rapidamente. Passados uns segundos chegava um progenitor: pousou próximo do seu rebento o qual não escondia a satisfação abanando o rabito. Saltitaram lado a lado até ao cimo do telhado onde o pequenote foi alimentado. Passaram para o outro lado e deixámos de os ver.

- Vês? Os filhotes às vezes arriscam muito e todos os pais a sério procuram ajudá-los mesmo quando cometem imprudências.

Vi que ficou encantado e tocado com a experiência.

junho 19, 2011

Marcha do Orgulho Gay

Orgulho porquê? Acham-se superiores aos outros? Terão sido bafejados com alguns dotes extraordinários que façam progredir a humanidade?

Relembro a Gaceta: "1 dia de orgulho gay 364 dias de gente normal e corrente" que não se manifesta.

Toda uma enciclopédia ...

... de conhecimento, de humanismo, de ecologia, de relações humanas, de liberdade e de democracia real já.

Aqui os indignados das Puertas del Sol no verdadeiro esplendor destilado no meio de barracas infectas, do cheiro inspirador do suor dos sovacos e das camisas de vários dias, dos charros e da "branca", de ratazanas e de alguns curriculum policiais interessantes.

A entrevista

Hoje, nas notícias da manhã na RTP-1, foi entrevistada Carla Baptista Alves. Carla Baptista Alves compõe, canta ... anda no mundo da Música. Não conhecia o nome, talvez fruto das minhas comprovadas incapacidades para a Música,  mas adorei a serenidade, a simplicidade, o despretensiosismo e a humildade com que se apresentou.

Ligou a maternidade à carreira de uma forma inédita, positiva e sem complexos: foi a maternidade que a catapultou para a carreira artística. Numa altura em que carreira e família não rimam, pelo menos no texto corrente de revistas e jornais, este é um caso original.

junho 17, 2011

A diferença

Estados Unidos
Será a América puritana para as aparências e depravada na intimidade? Provavelmente.
Anthony Wiener, congressista democrata, envolvido num escândalo sexual foi negando, negando mas provas não cessaram de aparecer. Acabou por demitir-se com a habitual lengalenga do pedido de perdão, da família, dos que estão a sofrer, do arrependimento, etc... basta ir à enciclopédia.

Europa
Assange acusado de violação: uma cabala urdida pelos americanos
Strauss Khan acusado de violação: uma cabala urdida pelos americanos
Caso Casa Pia: uma urdidura de gente desconhecida.

Há diferenças ... apesar de tudo.

Uma "velha gaiteira"

Estava sempre na sala de pequeno almoço do hotel onde fiquei: algures num pedaço bem histórico, asseado e escorreito desta Europa agora irreconhecível e moribunda.

Cumprimentava-a e admirava a tremenda regularidade da sua presença. São mulheres como aquela que justificam a afirmação "a idade é um posto": tinha tratamento VIP dos empregados. Penteada a rigor, elegante e fina nos gestos: precisamente o que a minha avó chamava de "velha gaiteira".

No segundo dia já se me dirigia num inglês melhor que o meu e fazia-me o prato:
- Experimente! Tem que levar. São frutos silvestres dos bosques aqui em redor.
- Sim? Obrigado vou experimentar (eram umas bagas pequeninas e mais azedas que o limão)
- Isto também é muito típico. Excelente.. chama-se &%$$ (não entendi). Recomendo. Prove que vai gostar.

junho 11, 2011

Magistral

Há uns meses Intereconomia/Gaceta, um Grupo de comunicação social social livre e que vive sem sobrecarregar os cofres públicos, publicou um vídeo a respeito do "dia do Orgulho Gay" (evento que muitos da mesma condição repudiam) cuja organização é discriminatória para com os parceiros israelitas. O vídeo está aqui (e o caso relatado também) e diz simplesmente: um dia de orgulho gay 364 dias de pessoas normais e correntes.

O Governo Socialista, cuja corrupção endémica tem vindo a ser destapada pela Gaceta, logo viu sinais de discriminação e um ministério multou generosamente em 100 000 euros! A Intereconomia recorreu à Audiência Nacional que, embora tendencialmente de esquerda, anulou a multa. A decisão é de antologia:

"no toda opinión crítica o percepción negativa por parte de otro entraña por sí sola discriminación. De aceptar tal cosa, los contenidos de la libertad de expresión y, como parte de ella, el derecho de crítica, quedarían reducidos hasta su virtual desaparición"


 "la prohibición constitucional de discriminación no puede ser llevada hasta el punto de neutralizar otros derechos, asimismo de rango constitucional, como la libertad de opinión o de expresión"



Finalmente

As sementes de anona estão a nascer.

junho 07, 2011

Ambiente no PS português e espanhol

Confirmo...

... ter filhos alarga a anca e algo mais. A minha mulher convidou-me a experimentar o fato de casamento e verifiquei!

A Juíza

A Sra do post anterior é uma juíza que tem a cúpula do PSOE na Andaluzia em polvorosa. Não se deixa levar em cantigas, finta todos os truques do bando e eles esperneiam à grande. Estão em causa os ERE (Expedientes de Regulação de Emprego) que regularam o fluxo das arcas públicas para arcas privadas. 

Engenhoso!

junho 05, 2011

A luta heróica de um povo contra a aniquilação

Guerra dos Seis Dias.

Seis dias de coragem, inteligência e heroísmo.

Esta mulher põe muitos homens de cócoras. Quem é?

Foram cardos foram rosas

Hoje durante o passeio de bicicleta

Os líricos

Pensava que isto tinha acabado aquando das célebres RGA. Que pobreza pindérica: do papel higiénico à gasolina.

Alguém nos proteja destes desalmados.

junho 03, 2011

As acampadas e os apalpões

Continuam acampados (no meio de uma cidade) os próximos salvadores do Mundo. Na Puerta del Sol estes pensadores arruínam os restaurantes, negócios e hotelaria da zona. Mas o caricato é ainda o seguinte.

  • Montam um acampamento no meio da cidade e usufruem, com exclusão de outros, do espaço público e não pagam diária. Um comerciante paga o espaço público para colocar a sua esplanada.
  • Um empresário que monta um parque de campismo está sujeito a um certo número de regras: bicas, tanques de lavar a roupa, casas de banho, vedação, guarda etc. Estes criaram o seu parque de campismo e ultrapassaram todas as normas. Até ratazanas para lá levaram.


O interessante é que estas almas idílicas que exigem "democracia real, ya" convidam a polícia a desancar jovens cristãos que assistam à Jornada Mundial da Juventude e, talvez por estarem tão apertadinhos e "sem condições", desataram aos encostos, roços e apalpões às miúdas que passam por perto e já nem as representantes das feministas escapam a esta forma de democracia do "é tudo nosso" e "apalpa o que te vier à mão".

As representantes feministas já abalaram antes que as nódoas negras se instalem ou quem sabe tudo vá para "algo mais": à moda da praça Tahir e Lara Logan.

junho 02, 2011

Pequenos recuos ... grandes desastres

Counting the cost of family failure (baixar aqui). Não é só um desastre familiar e uma perda geracional: é também um prejuízo colectivo (com várias causas) que empobrece, além dos envolvidos, toda a comunidade.

Excerto fora dos programas da Paixão pela Educação:

In broken homes, parents are often not available to assist with homework and to encourage learning and basic skills. David Hart, the general secretary of the National Union of Head Teachers, complained that teachers had to spend time giving children the social skills that should have been given by the family. He also noted that parents weren’t feeding their children properly and ensuring they got a good night’s sleep. Delegates at the annual conference of the Association of Teachers and Lecturers in 2008 said chaotic home lives and poverty made children unable to learn. Research consistently shows that optimal school outcome is significantly associated with increased parental education, child rearing by two parents and stability in family composition and geographic residence.

Pequenos avanços

Sobre a iluminação com LEDs: mais um pequeno avanço num campo que parecia menos problemático.

The good news is that this barrier to mass adoption should fall in the next two to three years, thanks to recent developments by the LED maker Bridgelux that should spur the launch of a $5 bulb. This California-based firm plans to slash the price of white emitting chips—which account for up to 70 percent of the cost of this type of bulb—by churning out millions of gallium nitride LEDs on 200-millimeter-diameter silicon wafers.

Dia da criança

  • Papá devia receber prendas do dia da criança para sempre.
  • Vais deixar de ser criança e depois não faz sentido receberes.
  • Mas tu recebes prenda do dia do Pai para sempre
  • Não recebi sempre. Antes de ser pai não recebia. Quando fores pai passarás a receber também.
  • ....Vamos embora.

Exibicionismos

O Cartão do Cidadão é uma pequena maravilha tecnológica. Serve para quase tudo. Alguém vai tentar inscrever um filho na Escola:
- Pode fazer de casa. Usa o leitor do cartão que valida o processo.
- Não tenho leitor. Não se importa que faça a inscrição aqui na Escola?
- Claro que não. Basta preencher este impresso com os dados do filho.
- Não! Usava o vosso leitor. Serei muito rápido!
- Não pode ser. Não temos leitor. O Ministério não o disponibilizou ainda.

Em Espanha terá acontecido a mesma coisa. As pessoas reclamaram por não terem leitor do Cartão do Cidadão. Então ofereceram o leitor! Centenas de milhares de pessoas têm leitor de cartão mas não têm cartão ainda.

O Portal das Finanças esteve em baixo. Aparentemente os servidores que capturam as nossas contribuições estão com pouca genica para tanto trabalho ou seja os recursos informáticos são insuficientes por falta de verbas. Verbas que não faltaram para os gadgets e quadros interactivos. O contribuinte perde horas e paciência para entregar as suas declarações num ambiente onde a competitividade anda de boca em boca.

Este é um Mundo ao avesso: um mundo de novo riquismo, de estratégias errantes (se alguma) e de infantilidades cruéis.

junho 01, 2011

Pancadaria como método

Não me surpreendem os recentes acontecimentos de violência protagonizados por jovens.
Umas escaramuças, na escola e fora da escola, são normais e fazem parte do crescimento. O que não é normal é a violência enfurecida, o espancamento impiedoso por jovens sobre outros jovens que, participando ou filmando, ficam inebriados como os tubarões com o sangue. As causas: um cigarro, droga, meia dúzia de euros. Que modelo de família irão criar?

Uma avó com ar esmorecido numa cadeira e resignada a confirmar que a neta "era violenta", um pai anestesiado e sem recursos anímicos a admitir estupefacto o problema. A mãe .... não existia neste caso, noutros o pai, noutros os dois, noutros abunda a simples pobreza funcional que é pior que a material.

Uma engenharia social apostada na Educação da Creche, na Primária, na Secundária: professores com Mestrados, com Doutoramentos, com muitos anos de experiência. Nada vale... pouco funciona. Não funciona! Por dois motivos:
  • O esforço é feito a jusante! Educar é uma tarefa a tempo inteiro: só pode ser feito no ambiente familiar e pelo exemplo, pela partilha e pela exigência com o amor de pais como pano de fundo.
  • A geração de pais actual já está contaminada também por este modelo de sociedade que nos impingiram e que promovem continuamente pela TV, pela Rádio, pelas Revistas. É uma geração de pais que também não colabora: demasiado proteccionista, arrogante e pouco exigente. Um dia destes a minha mulher disse, após uma reunião de pais, algo que me deixou a pensar: "Já não me revejo nesta nova geração de pais".

Estamos a pagar o preço! Devíamos passar a factura a quem nos conduziu a esta situação. A recuperação do país passa também pela recuperação da próxima geração e isso vai exigir uma abordagem corajosa, o lançamento borda fora de ideologias retrógradas e a recuperação do que melhor tínhamos e nos vão tirando.

Um apoiante de um partido entregou-me com educação um folheto : li e gostei de quase tudo. É um partido pequeno, sem representação parlamentar e pouco respeitado pelo mainstream

Vale termos quase dois telemóveis por pessoa.