abril 05, 2013

Fazendo o seu caminho

Na Missa do meio-dia lá estava ela num banco da frente. Foi catequista de um filho: ela e outros 2 jovens talvez com 17 anos nessa altura. Os miúdos até gostavam: eles eram camaradas. Os outros catequistas mais velhos não os compreendiam nem os toleravam: achavam que eles ensinavam pouco, que os miúdos não aprendiam, que os miúdos se portavam mal. Às vezes há intolerância mesmo entre catequistas.

Abandonaram!

Ela lá estava passados mais de 8 anos! Um olho no altar e outro nos dois filhos: uma rapariguita que já ajuda a controlar o irmão mais novo, de 3 anos talvez. Ela cuidava, vestia casaco, tirava casaco, vigiava os movimentos, compunha o cabelo da pequena, ajeitava  a roupa do pequeno. Eu distraído.

Ela faz o seu caminho.

1 comentário:

Unknown disse...

Há catequistas que são catequistas sem nós conseguirmos perceber muito bem como ou porquê (não estou com isso a querer insinuar o que quer que seja, apenas a afirmar um facto). Na catequese do dia de hoje, muitos putos (ou jovens, vá) aprendem "muita coisa" menos o que é suposto: religião. Bom, mas também é verdade que há padres, bispos e até mesmo cardeais (como também já houve Papas) que são o que são...