junho 10, 2014

República

O dia de 10 Junho é invariavelmente uma vergonha. Depois da "pessegada" de Costa em Lisboa, assentou arraiais neste dia um clube de  "insectos" da esquerda fascista -com desprezo completo pela bandeira, pátria e instituições republicanas que garantem renda segura a sindicatos e partidos (mais um 1.1 bilião de sustento para Carris e STCP: 100 euros a cada tuga nem que viva em Rio de Onor)-  apenas para armar baderna, conseguir tempo de antena e não deixar assistir os restantes cidadãos que lhes sustentam as taras e privilégios.

Que estes cidadãos pagantes se revoltem e lhes dêem uns tabefes é uma obra de caridade.

A TV-RTP, que cobre isto como um jogo de futebol, é outra vergonha: é a minha Maria quem o afirma e tem crédito pois vê isto desde sempre. Interrompem os discursos com imbecilidades, desviam a imagem nos discursos para coisas sem qualquer interesse, entrevistam os taberneiros que tentam rebentar o evento e filmam os desfiles alternando imagens tiradas de vários ângulos em vez de um só.

O desfile sucessivo dos vários ramos das forças armadas não é filmado com grande angular: colocam o zoom naquilo tudo, alternam os ângulos sem qualquer critério, não descrevem as forças que desfilam. Enfim ... resulta tudo como naqueles bares do Star Wars onde se juntavam as várias criaturas da galáxia.

Dou voz à minha Maria
"É uma pena, pois há certamente quem gostasse de ver o desfile completo, com descrição dos vários grupos de militares. Assim fica uma amálgama baralhante que dá tonturas a quem tenta entender quem é quem. Uns com bóinas azuis, outros vermelhas, outros verdes. Uns com lenços azuis, outros pretos. Uns com cães, outros camuflados e ainda outros a cantar "Ó Pátria Mãe". As Forças Armadas mereciam mais atenção...
A jornalista sempre a tentar associar tudo com a crise e a falta de verbas e sempre a interromper a voz de fundo. Outro jornalista a interromper também, para perguntar a um desses sindicalistas desordeiros e com falta de educação (pois nem quando o Presidente de República se sentiu mal e foi retirado, se calaram) porque é que tinha sido identificado pela polícia quando começou um pequeno confronto entre eles e alguns populares que discordavam da manifestação. Este jornalista esqueceu-se entretanto de entrevistar o "outro lado".
Depois destes anos todos, será que não há críticas à forma como é abordada pela RTP 1 a cerimónia militar? Será que só eu é que me queixo? Todos os anos penso: este ano mudam a jornalista e vai ser melhor. Ilusão..."
"Maria"



Sem comentários: