novembro 10, 2014

Fiasco catalão

Tem-se dito por aí muita mentira: uma delas que a Catalunha já foi independente três vezes e outra a de que é a região que mais contribui para Espanha. A Catalunha nunca foi independente e mesmo no século 18 a Catalunha foi sempre espanholista. O maior contribuinte para os cofres espanhóis é a região de Madrid a qual recebe de volta proporcionalmente menos que a Catalunha recebe.

Os "catalães", apesar de medidas infantis como aceitar votantes com menos de 18 anos e centenas de milhares de parasitas (a maioria islâmicos), apesar de uma feroz campanha de intimidação e ameaças aos não independentistas e um total domínio da comunicação social, apenas levou às urnas 30% dos "catalães" votantes dos quais 80% votaram a favor da independência. Ou seja mais 75% dos catalães nem se deram ao trabalho de dar um passo pela causa.

Se compararmos estes resultados com o referendo de Timor percebemos a dimensão do fiasco. A festarola de Mas - o fiel depositário do corrupto Pujol - é uma celebração de tristes.

1 comentário:

Unknown disse...

A independência da Catalunha fará da Catalunha um novo país islamizado da Europa.

Sou contra a independência da Catalunha. A Espanha é um Estado multiétnico, multilinguístico e multicultural.