outubro 12, 2016

As novas oportunidades ... não são aquelas que estamos a pensar

A Uber dá que falar! Pensa-se que a Uber é uma tremenda e poderosa multinacional que persegue ferozmente os taxistas lisboetas. Mas não é: são meia dúzia de pessoas, alguns servidores e alguma programação. Pouco mais além disto! Os taxistas não conseguiram acompanhar estes tempos vertiginosos de mudança.

A AirBNB é uma empresa semelhante. Esta empresa tem tirado muita gente de uma vida encalhada entre o desemprego e o desespero. Alugam a sua casa ou apartamento (ou uma casita herdada algures), organizam-se para alugar casas ou apartamentos de outros, administrando as propriedades que lhe são confiadas. Evitam a desertificação completa de muitos locais e as receitas geradas ajudam à preservação de património antigo interessante, dão negócio a carpintarias, a construtores civis, a pintores, a decoradores, a lojas de móveis, a restaurantes, etc. Tudo sem o Estado pagar um tostão ... antes pelo contrário.

Os utentes classificam a oferta e a oferta classifica os clientes: não sendo estas opiniões, quando poucas, uma verdade absoluta a verdade estatística acaba por aparecer e de forma bastante independente.

Sem comentários: