junho 03, 2017

Lembrar o General Emílio Mola

Quando Franco se levantou contra a tirania Republicana da Frente Popular, que tinha mandado matar o líder da oposição depois de um duro enfrentamento verbal nas cortes onde a Passionária lhe garantiu "No volverá usted hablar en esta câmara", os apoios eram poucos. Crescia a revolta do Povo contra as checas, os paseos, as prisões arbitrárias e eliminação física da oposição política, as perseguições aos católicos e o clima de violência e intimidação permanente (que vinha aliás de muito antes) bem aconselhada e também executada pela NKVD soviética.

O General Emílio Mola foi um brilhante general que ajudou a resgatar a Espanha e salvá-la de se tornar um campo de concentração, um satélite miserável da URSS como Cuba se tornou. 

Em 3 de Junho de 1937 morreu num desastre aéreo, próximo de Burgos, quando viajava de Vitoria para Valladolid a fim de discutir com Franco a estratégia militar. O garrote à moribunda República comunista, ou à anarquia e psicose total que dela restava, estava no entanto já feito.


Sem comentários: