abril 09, 2010

Lâmpadas LED


Os ecologistas de Sofá, das Televisões, dos chavões e tolhidos no discernimento por uma ignorância crónica promoveram um apagão mundial para encher o olho e os telejornais. A Venezuela está cheia de apagões destes e ninguém aprecia.

Ainda bem que falhou pois se tivesse sucesso provocaria imensos problemas na rede eléctrica e levaria à redução imediata da produção pelas fontes renováveis pois são aquelas que mais facilmente podem ser desactivadas num curto espaço de tempo.

Começam a aparecer no mercado lâmpadas LED. A tecnologia ainda enferma de alguns problemas para se tornar a solução mais eficaz em iluminação mas decidi comprar o exemplar da fotografia da OSRAM (há poucas alternativas). Custou 15Euros, gasta 1.6W que dizem equivaler a 10W. É portanto perfeita para iluminação de presença em corredores, jardins, etc. A lâmpada, ao contrário da peta que nos vão pregando com as economizadoras, não aquece e parece cumprir a iluminação esperada.

O tempo de vida será não inferior a 20 anos (2 horas por dia ou seja mais de 15000 horas) portanto para um período de utilização média de 8h/dia espero que dure 5 anos. Uma lâmpada incandescente de 25W custa tipicamente 1.25Euro e dura 1000 horas (quando não fundem imediatamente).

Resulta então desde logo uma poupança no preço das lâmpadas. Fazendo uma proporcionalidade no consumo teremos ainda uma poupança em energia de (25-4)*.001 *15000= 315kWh ou seja 37,8Euros.


Sem comentários: