fevereiro 08, 2011

Indignação e Esquecimento


Os jornalistas rasgam as vestes de indignação à ditadura de Mubarak. Loas à valentia dos atiradores de pedras, aos heróis da net que apelam à insurreição, aos dias seguidos de protestos... uma epopeia.

De repente Mubarak, filho querido da Internacional Socialista, é um vilão: casas aqui e ali, contratos milionários, presos políticos a ver o Sol após longos anos, riquezas sem fim, ditador vai para 30 anos ... que horror. Os egípcios levantaram-se contra a indignidade, contra a pobreza, o desemprego, o salário de 50 Euros, contra a corrupção. Até um inútil Baradei, incapaz de colocar juízo em Sadam e no Hitler do Irão, é um salvador.

Damos agora um salto para as Caraíbas: mais concretamente Cuba. Todo o cortejo de misérias do Povo e todo o autoritarismo das Pirâmides estão ali em doses bacanais. O Povo desce à Rua? Protesta. Não! O respeitinho lá é muito bonito: apesar dos 15 Euros por mês, da fome e do desemprego o regime ainda mete medo suficiente, não é? Ou estará a plebe bem domesticada por uma ditadura de Castros que já dura o dobro da ditadura de Mubarak? Presos políticos? Muitos. Solução? Liberdade? Não.

O Cardeal de Havana (que me envergonha como católico) arranja uma muito conveniente solução para os dissidentes: desterro em Espanha. Longe da vista .. longe da contestação. Os presos políticos não querem tanta generosidade? Pois continuam presos, doentes e com fome na prisão deste ícone da esquerda.

Interessa aos jornalistas? Claro que não! A indignação é sempre uma moda .... mas apenas com uma tendência.

Sem comentários: