dezembro 30, 2008

Ambiente pouco saudável


A Federação Médica Venezuelana, num recente relatório, avisa que o sistema público de saúde de Venezuela está a atravessar uma crise sem precedentes.

A crise deve-se a políticas de improvisação tal como a introdução dos programas “Bairro adentro” envolvendo pessoal médico Cubano, a maioria mal preparado, e que não responde perante as estruturas Venezuelanas de saúde. O pagamento é feito em petróleo à ditadura Cubana.

Os planos de vacinação são um absoluto fracasso.

Informações que me chegam por familiares afirmam que os cubanos estão a fazer mais doutrinação política que consultas médicas. Eles próprios estão completamente desmotivados e muitos tentam desertar ou fazer algum dinheiro dando consultas privadas.

O pessoal médico venezuelano, desprezado e muito mal pago pelos padrões de outros profissionais no país, estão pouco motivados e muitos estão a abandonar o país.

Dados epidemiológicos têm vindo a ser ocultados pelo Ministério da Saúde. Os dados que transpiram mostram o regresso de doenças endémicas outrora controladas. Vejamos dados anuais:

a) Malária: 17000 casos;

b) Papeira: 165 000 casos

c) Varicela: 2 500 casos de Janeiro a Julho de 2008

d) Dengue: 28 040 casos – alguns hemorrágicos (de Janeiro a Julho de 2008)

e) Hepatite B teve um aumento de 80%

Algumas das doenças anteriores aumentaram até 50vezes em relação a anos anteriores.

Fonte: El Universal


Os pobres são os que mais sofrem nos regimes colectivistas.

Sem comentários: