dezembro 25, 2008

Sindicalismo à séria

A minha avó ficou viúva muito cedo e com muitos filhos para criar. A minha mãe foi mãe antes de conhecer homem: cuidava dos irmãos mais novos e levava comida ao campo.
O irmão mais velho, com 14 anos, arranjou trabalho numas marinhas de arroz de uma família rica. Veio para casa na primeira semana com o salário equivalente a 2$50 por dia.

A minha avó ficou furiosa com tão magro salário. Dirigiu-se irada ao patrão e disse:

- O meu filho também é filho de Deus tal como os seus. Por este salário não vai voltar ... trabalha ao meu lado.

Virou costas e partiu. No dia seguinte o patrão mandou recado para o rapaz ir: passou a pagar a 7$50.

Todos os meus tios(as), apesar de viverem no Estado Novo em idade escolar e com grandes carências, foram à Escola e aprenderam a ler e a escrever.

Sem comentários: