janeiro 27, 2010

A Família

É a mais perfeita base estrutural da sociedade e a convergência nesta solução não é um acaso: trata-se de uma solução provada ao longo de milhares de anos e de milhões de experiências. A família:

- Tem desde logo duas pessoas distintas: o homem e mulher não são iguais. É biológico e não alterável por decreto nem por educação pseudo-progre ou engenharia social. Têm diferentes sensibilidades, gostos e aptidões que se completam mas não são mimetizáveis pelo sexo oposto. A criança aprende a entender e conviver com as diferenças.

- Está na linha da frente no apoio em caso de desemprego. A família reparte as receitas individuais, os sacrifícios e optimiza recursos.

- Está na linha da frente no apoio ao doente prestando a melhor assistência com generosidade e humanidade. Esta distribuição exige menos ausência ao trabalho ajudando a manter os ingressos e a evitar a queda na pobreza.

- Apoia os elementos mais idosos de uma forma personalizada e num ambiente humano de retribuição mútua que educa para obter o retorno merecido.

- Envolve naturalmente elementos mais velhos com credibilidade para as crianças, nomeadamente os avós, com toda uma experiência, descomprometimento e capacidade de surpresa que elas apreciam.

- Ensina a criança a lidar com distintas formas de encarar a vida transmitidas pela riqueza da estrutura familiar e isso dá-lhes vantagem na sociedade: maior capacidade de adaptação e flexibilidade.

- Ensina a distribuição do trabalho de acordo com as competências e capacidade de cada uma para as executar, tendo em vista o bem comum.

-Ensina a tolerância com os limites do moralmente aceitável e segundo padrões óptimos.

- Forma para uma maior resistência à droga e à delinquência como tem sido mostrado por estudos da população drogada ou prisional.

- Ajuda de forma mais efectiva nos trabalhos escolares. As competências do pai e da mãe são mais abrangentes dadas as especificidades dos sexos.

- O Educação e o Ensino na família é adaptativo, generoso, gratuito e motivado apenas pelo amor.

Este não é um assunto de ideologias, religiões, minorias, grupos de pressão, etc.. É antes de tudo uma questão de inteligência e de humanidade. O que é tradicional é bom

Sem comentários: