dezembro 14, 2009

Os grandes exploradores e egoistas


No fim de semana passado os sindicatos CCOO e UGT de Espanha saíram à rua para uma grande manifestação. Zapatero explodiu com deficit, rebenta com a escala no desemprego, perde credibilidade na dívida externa e tem a economia num buraco de onde não vai conseguir sair nos anos mais próximos.

Os sindicatos saíram portanto para protestar contra o governo? Não! Saíram para a rua em protesto contra os empresários que lutam para manter as empresas com o nariz fora de água e aguentar os empregos que podem. Com Zapatero cantam a Internacional e de Zapatero recebem grossos subsídios que multiplicam muitas vezes as quotas dos filiados.

Estes hordas de cevados -herdeiros dos criadores da Guerra Civil- não trabalham: vivem à custa dos impostos de quem trabalha. O dinheiro é tanto que pagaram 30Euros para o almoço dos participantes e ainda tiveram a Renfe a dar transporte à borla. Mesmo assim não reuniram mais de 30000 pessoas.

Quem se juntou a esta "festa do trabalho"? Os também cevados artistas subvencionados por Zapatero. A malta do Cinema recebe ajuda conforme os bilhetes vendidos e o negócio é tão lucrativo que chegam a comprar o grosso dos bilhetes para os seus próprios filmes.

Ilustração: Andy Riley

Sem comentários: