fevereiro 11, 2010

ETA

Surpresa. A ETA tinha uma base em Portugal. Tanto foi negada que agora não houve maneira de o negar de novo. Os serviços de informação portugueses ou andam muito distraídos, ou são incompetentes ou fizeram vista grossa.

Qualquer pessoa com meio palmo de testa sabia que a ETA estava e está em Portugal. Deve ter outros pontos mas mais a norte (Trás-os-Montes) . Os tempos com Zapatero e Rubalcaba são uma Lua-de-Mel mal disfarçada quando comparados com o pesadelo da extinção eminente com Aznar .

É tempo de Portugal, Espanha e os restantes países da UE desenvolverem uma política séria no combate ao terrorismo. A ETA colaborou com as tristemente célebres FP-25 -portanto o terrorismo não é só do vizinho- e existem indícios que colabora com as FARC onde provavelmente pode obter financiamento. A Nova Zelândia já declarou as FARC também como movimento terrorista e não sei a razão de outros países não o fazerem. É essencial travar os dirigentes das FARC que, com passaporte venezuelano, vêm colocar droga na Europa directamente ou por entrepostos africanos.

A IU, um apêndice insepulto do PCE de Carrilho, foi no início de Fevereiro à Colômbia, em viagem revolucionária e solidária, com os direitos humanos como preocupação mas claro não aqueles negados pelas FARC. Terrorismo das FARC afinal não havia, mas sim "conflito social, político e confronto armado". Para quem mata, trafica, escraviza e aterroriza milhões de indígenas é lisonjeiro. Uribe não lhes passou cartão e saíram baixinho com o rabo entre as pernas: nem a Sra Teodora (ou Piedade Córdoba) os conseguiu animar. Os contactos com as Farc foram porém generosos e resta saber o "fruto" que sai de tanta "colaboração".

Sem comentários: