agosto 20, 2011

O esplendor da TVI

Hoje, ao principio da tarde, o Jornal da TVI mostrou a pobreza sistémica e o ilusionismo pateta da informação que brinda aos consumidores televisivos.

O assunto: a JMJ.
  • Ontem uma jornalista "imberbe" falava da "adesão maciça" aos protestos contra os participantes da JMJ: eles umas centenas. Este termo "adesão maciça" nunca foi aplicado às marchas contra a ETA ou contra o aborto que reuniram em Madrid por várias vezes mais de meio milhão de pessoas.
  • Hoje mais um episódio absolutamente nojento. A (habitual) abertura com os protestos e respectivas imagens que culminavam com duas "homossexuais" a lamberem-se para as câmaras da TVI. Passam de seguida ao Padre Rego pedindo de imediato opinião sobre as manifestações como se tal fosse de interesse ao interpelado. Falava o Padre Rego e puseram em simultâneo, no canto inferior da imagem durante alguns segundos, as tais mocinhas no lambe lambe afincado.
Em resumo: a reportagem centrou-se nos protestos e não na JMJ que é de facto o fulcro da notícia pelo acontecimento único em si. Já os protestos do submundo dos protestadores -protestadores com disponibilidade total para protestação e ubiquidade milagrosa-  têm sido típicos Espanha adentro e em Madrid em particular.

Quantos mais anos teremos que aturar estas poias informativas televisivas, as novelas degradantes, os reality show, as "tardes" e este circo decadente de contagiosa mediocridade? A mediocridade é como o visco: serve para capturar muitos ratinhos.

Já agora vale a pena ler o artigo seguinte "Un abismo intelectual separa al Papa Benedicto XVI y a Zapatero"

Sem comentários: