junho 26, 2012

Andando por Donetz

Necessitado de fazer reportagem o jornalista da TVI decidiu abordar o preço dos Hotéis nesta cidade ucraniana. Saiu da "avenida principal" e descobriu apartamentos alugados por um dia a preço de bacalhau do alto e hotéis improvisados.

Descobriu ainda por aqueles paradeiros secundários- e já era de adivinhar pelos carros museológicos que circulavam- um busto de Lenin e um regresso ao passado: instalações eléctricas de arrepiar, elevadores pavorosos e condições de vida surrealistas.

Rematou a reportagem com a imagem de uma mulher de meia-idade dentro de um eléctrico a "carregar no rosto" o passado histórico. Que passado? O passado era a invasão nazi da cidade que a deixou completamente destruída. Podia ser o anterior Hologrom (o cerco de Estaline que matou de fome milhões de ucranianos) ou a posterior integração forçada na URSS a que se seguiram mais de 50 anos de comunismo, mas não ... a mulher nascida bem depois dos Nazis, crescida em cidade construída pelos comunistas, educada pelo pleno regime comunista "carregava" a invasão nazi da cidade.


Esta mistura de Wikipedia com a selvajaria das escolas jornalísticas do pensamento único e ignorância estruturante produz caldinhos de arrepiar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Coitados, eles têm alguma falta de cultura geral. Também é de ter pena.