junho 12, 2025

Nem vale a pena falar do 10 Junho

 ... contudo parece-me que os negros descendentes da escravatura vivem melhor fora de África que em África. Os que vivem em África anseiam por vir para os países que dizem de colonialistas e os mais desejosos serão talvez os escravos que persistem na Mauritânia muçulmana.

A escravatura tem um selo quase original: o mundo muçulmano. Slave vem da palavra eslavo ou seja dos povos onde os muçulmanos iam buscar pessoas para escravizar. Isto centenas de anos antes das dores dos que agora tentam reescrever a história à luz do mundo actual. 

Entretanto os agricultores brancos na África do Sul desde há 400 anos, e onde praticamente não havia negros, são chacinados e obrigados a deixar a terra que sempre foi sua: são refugiados que fogem da perseguição e do terror. Trump corajosamente deu-lhes voz contra o ódio racista abertamente declarado de negros e de brancos.

Na Rodésia os agricultores brancos foram perseguidos, massacrados, expropriados e expulsos do país às mãos do libertador Mugabe. A fome veio para um país que exportava alimentos, o desemprego espalhou-se e a miséria levou ao abate de florestas inteiras que rodeavam a capital quando a população regrediu a hábitos ancestrais de cozinhar a lenha.

Sem comentários: