março 30, 2009

Nova bolha ... energias renováveis

Saiu em Espanha um estudo sobre Energias renováveis e o seu impacto na economia e no emprego.

Preto no branco o que eu pressinto qualitativamente. O panorama não podia ser mais arrasador e temos que pôr as "barbas de molho". Cada emprego nas renováveis custa no país vizinho mais de 0.5 milhões Euros. Pior: em termos médios perdem-se mais empregos devido a efeitos colaterais do desvio de recursos e aumento de preços da energia na indústria. Os empregos criados podem perder-se também num ápice.

A curto prazo a factura energética vai ser paga por nós ou exigirá mais subsídios com base no aumento dos impostos. A pior contribuição é a do fotovoltaico.

No fim que teremos? Uma medalha de pau dos fundamentalistas não fundamentados do CO2 ?

Siga o baile

Mais um político continua a ser julgado. Sobre a declaração de património, que ou não submetia ou submeteu com grosseiras omissões, disse o inacreditável sobre uma obrigação a que todo o político está sujeito por lei.
- Pouca gente dava grande importância até 2006 e logo ..;
- Só a partir de 2006 é que começou a ser fiscalizada e então é que ....

Não é só ele. Há muitos mais que continuam a usar esta argumentação arteira de miúdo do pré-escolar. Portugal tem empobrecido estes últimos anos e a razão está bem à vista a cada dia que passa. Entra e sai-se do Tribunal a rir como se lá passassem filmes cómicos, arquiva-se quase tudo, sai-se do país e regressa-se como se nada fosse.

Como pode o cidadão comum sentir vontade de exigir factura, de ser cumpridor com impostos e ser honesto nos seus deveres para com o Estado?

março 29, 2009

Os maníacos

Foi o Dia Europeu sem carros que martirizou muita gente e especialmente as famílias que queriam levar os filhos à creche.

Foi a gripe das galinhas que, perante a morte natural de qualquer gaivota, trazia logo uma caterva de astronautas para a enterrar.

Foi o buraco de ozono que quase nos fazia sentir criminosos ao usar um spray ou um frigorífico.

Agora é o aquecimento global e os apagões.

Coisas Curiosas da pestilenta comunicação social

O Bispo de Viseu disse o óbvio e logo os me(r)dia fazem uma grande propaganda como se fosse novidade. Toda a gente de boa fé sabe que a vida é o primeiro valor da Igreja e em especial a mais fraca e exposta.

Nem uma palavra porém sobre a grande manifestação em Madrid pela VIDA: políticos (inclusive do PSOE), deputados, médicos, associações que lutam para salvar e sobretudo famílias anónimas. Foram 1/2 milhão de pessoas dignas que desfilaram. Isto sim ...poderia incomodar.

março 28, 2009

Sobe, sobe... balão sobe..


O socialismo do Sec XXI, com todos os vícios do do século passado, está a aperfeiçoar-se na República Bolivariana que ainda não se chama Democrática mas lá vai chegar.

A família de Chaves, em tempo de nacionalizações e expropriações, já tem 17 fazendas bem grandes e a crescer. Parece que algumas "anexações" foram conseguidas "democraticamente" com jagunços. De onde vem o dinheiro ninguém sabe mas a companhia de petróleos PDVSA tem dívidas a tudo quanto é fornecedor e os trabalhadores andam em polvorosa.

A falta do financiamento capitalista à Roubolução levou a um decréscimo dos salários reais em 15% este ano e um aumento substancial do IVA. Resta um passe de mágica e, até lá, muita propaganda.


março 27, 2009

Fátima: Drama de uma jovem numa sociedade islâmica

Che e a bebedeira progre

Che, um Santo nos altares do progressismo bacoco e bafiento, continua envolto em lacinho vermelho: a cor do sangue que derramou. A ignorância do que ele foi atinge muito bípede. Benício é um monumento à imbecilidade.

março 26, 2009

Relativismo Salarial do Socialismo Bolivariano

Vale a pena ver o conceito de igualdade bolivariano. O artista é do PCV, o palavreado o do costume e o prémio foi a comunicação social não subserviente ser proibida de entrar na Assembleia Nacional. Transparência e direitos do trabalhadores a quanto obrigam.

Ilusão do Magalhães

A falta de ideias para a Educação, o desejo de imediatismo e uma total ausência de estratégia para promover um ensino sério, conduziu ao Magalhães. Este projecto é antigo e nasceu nos EUA para levar a informática aos pobres: nada tem de novo nem de positivo e havia na altura muitos especialistas contrários a esta via.

São várias as razões que qualificam esta iniciativa como um monumento ao disparate:

  • É um brinquedo caro: trata-se de um novo riquismo indecoroso. Rapidamente ficará desactualizado e irá para o lixo dentro de 2/3 anos como uma peça tecnológica obsoleta .
  • Não se trata de um esforço do governo mas sim o cumprimento de cláusulas na venda de licenças do espectro electromagnético aos operadores. Estes contratos podiam ter sido melhor negociados e o Estado teria arrecadado mais verbas para investir na educação.
  • O Magalhães é apenas um chamariz para o utilizador comprar serviços de Internet pela rede móvel e se fidelizar a uma operadora.
  • O software é de baixa qualidade e os filtros parentais para navegar na Internet são facilmente contornáveis.
  • As famílias mais pobres não beneficiam. Antes pelo contrário: com dificuldade em ganhar para o pão são levadas a adquirir um bem que não necessitam e ficam com um encargo durante vários anos.
  • Não contribui para a aprendizagem: apenas para criar destreza em operações banais (abrir/fechar janelas, usar superficialmente programas, etc). A utilização avançada dos programas requer formação presencial e dedicada. Os miúdos mais novos não têm maturidade para adquirir estes conhecimentos.
  • Subjacente a este modelo está a ideia que Internet é um tesouro enterrado que urge descobrir para aprender. Absolutamente errado: para explorar informação na Internet é antes de mais necessário ter conhecimentos fundamentais e capacidade crítica.
  • Um ensino rigoroso exige professores competentes e muito trabalho individual dos alunos. Desenvolver uma criança de forma a torná-la capaz de ler, interpretar, ter espírito crítico e criar coisas novas é um desafio bem mais difícil que entregar um computador. Para isto não é necessário usar o quadro interactivo nem artefactos com elevada tecnologia. Basta professores com sólidos conhecimentos na sua área e estratégias baseadas na experiência lectiva: não em alarvidades aprendidas nas inúteis cadeiras de pedagogia. Os professores devem ter conhecimentos genéricos de informática para preparar alguns materiais.
  • Mais que possuir um gadjet é a formação que uma escola rigorosa e exigente entrega a uma criança/adolescente/jovem o único factor que propícia o sucesso para a vida. Esta é a riqueza que não se vê e ajuda a fugir à pobreza e ao subsídio crónico.

Os amanhãs que cantam pelos bosques

Parece uma história de um piquenique nas férias. Não é! Não é amanhã ... é sempre.

O exemplar regime comunista norte-coreano continua a dar cartas. A Coreia do Norte, porventura uma democracia, segundo o Sr Bernadino do PCP, tem aquilo que todos estes regimes tiveram. Grandes lideres, grandes criminosos, muita fome, pobreza sem fim, arsenais infindáveis e uma repressão sem limites. Tudo em nome da liberdade (para eles, os líderes, explorarem a sua quinta), contra o capitalismo (dos outros) e do anti-militarismo (da vizinhança).

Há relatos de pessoas desesperadas a vaguear nos bosques para arranjar qualquer coisa que se possa comer.

março 23, 2009

Conquistas

O Ministro Alberto Costa estava radiante. Apareceu na televisão e até anunciou que houve menos evadidos em 2008. Não me surpreende: a porta abre-se com as precárias e quem é que arrisca fugir para este manicómio cá fora e passar fome?

Foi anunciado com pompa e circunstância os painéis solares de uma ou duas firmas. A da Póvoa do Varzim não tem nada de nova tecnologia. Trata-se de uma máquina térmica como o frigorífico mas a funcionar ao contrário (arrefece fora para aquecer dentro). Aumenta a conta da electricidade em cerca de 30Euros/mês e não é muito mais rentável que usar o gás de cidade para aquecer a água.

Encantamento

Os me(r)dia não se cansam de anunciar. O rapaz brutalmente espancado em Rio Tinto, cercado e a levar tareia de vários num qualquer canto de um bairro de subsidiados , não morreu devido às agressões de que foi vítima. Morreu devido a uma doença prolongada e pronto: ficam descansados.

Mas não faz grande diferença. Resulta evidente que o espancamento foi ainda um acto de maior desumanidade, vileza e cobardia do que o inicialmente suposto: a vítima era afinal bem mais frágil.

A vida humana não vale absolutamente nada: antes de nascer é vítima da discricionariedade de um qualquer capricho do polegar para baixo ou para cima (como os todos poderosos imperadores romanos que decidiam quem vivia) depois de nascer é vítima de outros que não foram educados para a respeitar. A vida dos outros é uma unidade a carbono que, de repente, se pode tornar incómoda.

A cultura que grassa é a violência gratuita que germina numa sociedade sem justiça e sem valores que continuamente passa mensagens desculpabilizantes: primeiro desculpa-se a ela própria depois desculpabiliza quem comete a violência.

Vivemos ainda uma espécie de encantamento de liberdades, direitos e garantias … mas tantas e tão extremadas que iremos lentamente dar conta que afinal de nada nos servem quando nos tornamos vítimas.

março 22, 2009

A pobreza do Sindicalismo Português

Temos dois sindicatos:
A CGTP é a voz do PCP e a sua correia de transmissão. Sabemos que quem mais sofre nos países onde as políticas do PCP são aplicadas são precisamente os trabalhadores: não ganham para comer, não têm liberdade sindical, não têm habitação digna, são reprimidos e passam fome. Os imigrantes romenos, ucranianos, russos etc no nosso país, já de si pobre, são a prova viva da falência económica destes modelos. Há uma estagnação social de décadas em muitos deles. As pessoas nem conseguem vistos para viajar.
A UGT está enfeudada com o PS e, perante a calamitosa situação laboral que o país atravessa, não apresenta propostas úteis que a demarquem da governação e seja um interlocutor credível.

março 21, 2009

Delicioso ... Jimenez Losantos



O extraordinário juiz Baltazar Garzon, do minuto 8 a 11

Uma análise da equipa apocalíptica de Zapatero, do minuto 47-52.
Solbes é classificado como uma praga do Egipto.

Carta de Solidariedade a Bermejo

Muito nos indignou a imensa campanha negra que fizeram desabar sobre ti levando a que te demitisses do cargo de Ministro da Justiça.

A acusação que te lançaram –teres planeado um falso caso de polícia sobre o PP- com o Juiz Baltazar Garzon num almoço de caça só poderá ser mentira. Ninguém como tu sabe bem que deve existir separação de poderes e tu até estavas do outro lado da mesa. Foi mesmo azar, logo num dia em que estavas com a pontaria afinada para abater bambis. Sabemos que te tinhas esquecido de tirar licença para caçar mas compreendemos bem que, com uma vida tão ocupada ao serviço do Povo, isto não é um crime tão grave como se fosse outra pessoa qualquer. Nós aqui também não ligamos a estas minudências: damos contratos a empresas mesmo que não tenham os impostos em ordem.

Miserável foi ainda o facto de teres ficado com apenas algum milhares de Euros por mês só por teres sido ministro. Esta vil e miserável quantia mal dá para a manutenção da arma, as munições, o todo-o-terreno e as licenças se resolveres obtê-las. Vais ter que poupar no sebo para as botas. Podes ainda aprender alguma coisa com os 1.5 milhões de compatriotas desempregados onde não entra uma peseta por mês. Se precisares de alguma coisa já sabes …. não me peças nada. Tenho tudo em off-shores e não sei nadar. Deverias ter trabalhado ao balcão de um banco e depois ter tirado um curso pela net. Chegarias a gestor de topo com um salário fabuloso.

Espero que o teu sucessor seja implacável com a violação do direito à privacidade de que foram vítimas os colegas e camaradas da Comissão do áudio-visual da vossa província da Andaluzia. Nós chamamos a isto o bota-abaixismo. Ver publicado que gastaram num ano 32000 euros em jantares de 300euros por refeição com marisco e vinhos caros é inaceitável. Sabemos que foi o justo prémio de trabalho extenuante em prol das populações pobres e necessitadas do áudio-visual. Além disso eles nem puseram em contas o Imodium Rapid e o Alka-Seltezer que limitaram os danos do excesso de labor.

Perante tamanhas infelicidades não sei se será o Mafarrico que se apossou do partido. À cautela faria as pazes com o Bispo Rouco e metia uma cunha para ele fazer um exorcismo à sede do PSOE e na Moncloa. No dia em que ele entrar na Moncloa manda fechar as janelas acima do 1º andar à chave.

Fico por aqui. Estou a preparar um pacote de medidas de apoio às famílias portuguesas. Penso naquelas que tenham um automóvel Fiat-1600, as possuidoras de cães com metade do corpo coberto de sarna ou que tenham gatos mancos das duas patas esquerdas. Falta-me ainda um total de 10 km de auto-estradas para inaugurar: estão é espalhados pelo país todo.

Um abraço

março 20, 2009

Os aprendizes

Hoje pela manhã na TVI do falecido Polanco uma jornalista muito jovem, com carinha de ver os Morangos com Açúcar e as repetições, entrevistou um missionário. Das quatro perguntas sobre a visita do Papa a África três foram sobre o caso "preservativo". Chama-se a isto informar ... aprendam.

Mário Soares não quer Barroso na Comissão Europeia por causa da cimeira dos Açores. Gostava de saber qual a opinião que teria sobre uma pessoa que patrocinou os Acordos de Alvor levando Angola a uma horrível chacina pouco tempo depois e mais de um milhão de mortos no seguimento. Ele foi presidente duas vezes. Coerência .... aprendam.

março 19, 2009

Juventudes ....


A Juventude Socialista de Aveiro indignou-se. Com o cheiro da Ria? Com os motores nos moliceiros? Com o trânsito? Com grãos de açúcar nos Ovos Moles? Com os traficantes de droga às portas das escolas? Não!

Está convencida que dois alunos –pasme-se- tiveram um processo disciplinar por defenderem as políticas educativas da Ministra numa aula. Ora a Ministra não têm qualquer política e muito menos educativa e, mesmo que tivesse, as políticas educativas não são para discutir nas aulas. As aulas é para se estar atento e aprender! Uma das regras fundamentais nas aulas é não discutir política, futebol e religião.


Também não se entende que qualquer fedelho, que não levanta a tampa da sanita para fazer o chichi e deixou de usar cueiros vai para uns meses, possa dizer qualquer coisa sobre política educativa. Lá para comparar os hamburgers da MacDonalds com a concorrência ainda vá que não vá. Aposto que os "putos" queriam faltar às aulas e aparecer no fim do ano a fazer um teste de recuperação e levar um bilhete para a discoteca mais próxima pela proeza.


A nova geração de políticos, se singrarem elementos como estes, está muito bem para aquela que nos governa.

Os cretinos

Os media (Os cretinos) bem diplomados em jacobinisno e antivaticanismo balofo, do politicamente correcto, da tolerância e da modernidade andam em polvorosa. Qualquer gato-sapato, apoiado em argumentos que nunca justificam nem explicam, ajudam à festa mandando palpites à toa. Nunca puseram os pés em África, nunca moveram uma agulha para ajudar qualquer africano e nunca abdicaram do gabinete climatizado. Alguns até cobram 75Euros por uma consulta de 15minutos sem levantar o rabo do sofá. Os que foram a África ficaram em hotéis de 5 estrelas, andaram em rallys, safaris ou de helicóptero para ver "as zonas afectadas" e comem pastéis de nata ao pequeno almoço.
A Igreja tem milhares de missionários que por lá andam há muitas décadas e muitos lá ficam para sempre: vivem e sabem como pensam os mais pobres dos pobres. Lavam, limpam, ensinam regras de higiene, levam médicos, assistem na doença, …abdicam da sua comodidade para servir e venderam os seus bens para dar. Morrem por denunciar atrocidades como o tráfico de órgãos humanos. Ninguém sabe mais sobre a realidade Africana que a Igreja Católica.

Sempre atentos ao que o Papa diz, o que mostra bem o seu valor, ficaram estes Torquemadas modernos escandalizados. O Papa, uma inteligência que eclipsa a soma da dos cretinos, disse que o preservativo não resolve o problema da SIDA. Pois não e nem sequer tem uma eficácia de mais de 80%! Mas a cabecinha desta gente imagina o látex no pirilau de cada africano a resolver os problemas. Isto por si só é descomplicadex, baratinho e alivia consciências que ignoram o desprezo com que elites dirigentes tratam os seus semelhantes.

A pílula resolveu o problema do aborto? O preservativo resolveu a gravidez indesejada? Os contaminados por SIDA estão em países de cultura e formação moral cristã? O que realmente resolverá o problema da SIDA –já que nunca criticam- é a Burka, a chibata, um amontoado de calhaus rolados pequenos para apedrejar e matar devagarinho e a gravata de sisal. Quanto a isto os cretinos são bem tolerantes: com o Islamismo ninguém se mete. Isto é multiculturalismo… temos que engolir e aceitar.

A gripe também terminará quando toda a gente se vacinar. O comunismo iria banir a pobreza no mundo e fez o contrário. O computador ia poupar-nos tempo de trabalho e, em casa, era pôr as pernas no ar pois o robot ia cozinhar, aspirar e fazer as compras. Os cretinos ainda pensam assim.

Acudiu o Papa com recurso a valores fundamentais e de quem pensa com o cérebro –um órgão bem mais desenvolvido que na fauna que nos circunda- e não com as partes mais baixas do corpo: o respeito, o amor pelos outros, a confiança e a fidelidade na união familiar. Não enxergam, são gente básica … paciência.

Andam os cretinos também agoniados com a vida dos outros já que a deles transborda de hipocrisia: uma mulher teve oito filhos. Vejam lá: desempregada numa sociedade tolerante, solidária e de progresso não tem cabimento. Cabimento tem o recurso ao aborto 3 a 4 vezes em menos de dois anos.
Já Cristo se insurgiu quando lamentavam o uso de um frasco de perfume “Há sempre alguém que podemos ajudar.. para quê censurar”. Em Madrid um anónimo ofereceu 100 000Euros para a Igreja dar de comer a esfaimados criados em apenas alguns meses pelo socialismo progressista de Zapatero. A isto chama-se solidariedade, aqui bem perto, e isto não é noticiado.

março 18, 2009

Foi você que pediu um "Aquecimento Global"

Há quem não esteja de acordo com esta perspectiva de ser esturricado.

Mas vale a pena tentar responder ao questionário.

Menino Marooooooooto

Chavez, o querido líder de um rebanho de oportunistas que lhe dizem “Sim”, dos ricos do regime, dos pobres que vai iludindo com cada vez mais palavreado e menos comida- continua sentado no seu cadeirão da República Bolivariana e ofende Bolívar que detestava pessoas como ele. Cada vez mais gordo e luzidio, bem protegido pela escolta e inteligência cubana, vai de vez em quando à televisão espantar o seu desastre, bolçar disparates e extremar a divisão do povo de Venezuela.

O assalto à eternidade no poder lá o vai fazendo aos poucos, mudando a constituição quando pode e violando-a aberta e declaradamente quando não pode. Reduz lentamente a democracia a zero. Silenciando pela prisão e intimidando pela ameaça (velada ou explícita) tudo o que é oposição destrói a esperança e novas soluções para um país. O limite às importações, as expropriações e as nacionalizações estão a aniquilar o pouco do tecido produtivo que tinha e a lançar no desemprego e desespero quem trabalha para viver. Esta é uma cópia exacta do que se passou em Cuba transformada num Museu vivo dos anos 50.

Chavez pode beijar o Menino Jesus, mudar os fusos horários, pôr o cavalinho da bandeira a andar para a esquerda (um dia baterá no mastro) mas já não ilude: é um desastre e bem a imagem de marca do Socialismo do Sec XXI. Ele, que nem sequer consegue segurar o Magalhães, anda agora a mudar a lei da descentralização. O objectivo é esvaziar de poder os estados governados pela oposição deixando-os sem meios para acudir à população. A tomada militarista de aeroportos, portos e autoestradas tem como objectivo o sufoco total de alternativas à sua clientela corrupta e narcotraficante.

Ele também não gosta de ingerências, prefere ingerir e não são arepas. Nem sempre tem corrido bem. Um palerma “bolivariano” foi apanhado em Miami com uma mala cheia de dinheiro para a comparsa argentina (a artificial Kirchener). Foi condenado e agora vai ser namorado de um qualquer vilão de uma prisão americana. Segundo a NewsWeek tentou ainda conspirar com dois ministros cubanos para ganharem a dianteira ao mano Castro no poder. Não está seguro que este seja capaz de controlar hordas de cubanos esfaimados de alimentos e liberdade e teme que Cuba se aproxime dos EUA. Correu mal: foram apanhados, caíram em desgraça e preencheram o documento modelo Estalinista para estas situações. Uma carta transparente, como exige a Nomenklatura, que nada diz do que se passou e pede desculpa de qualquer coisa. Chavez foi chamado a Cuba e encostado à parede: ou apanha juizinho ou perde o knowhow para se manter no poder. Os Castro se calhar já aprenderam mais um pouco: a árvore das patacas bolivarianas está a secar e vive de reservas, a Rússia só vende armas não compra nada nem investe nada. Só há uma solução para pôr na mesa dos cubanos um iogurte para o bebé ou um bocadito de carne para os adultos: abrir-se aos vizinhos do Norte. Este é um risco que Chavez corre...

março 17, 2009

Amor imenso

Numa estrada entre Taranto e Bari, Itália, passo debaixo de um viaduto. Numa longa faixa de pano no gradeamento, tal como vemos em cartazes de partidos, uma frase:

- Ti Voglio Tanto Bene, Paola.

Boa Sorte. Acho que deves ter feito asneira mas ....

Coisas que valem a pena (2): Solar Térmico


Andam a vender-nos uma patarata embrulhada em modernidade e amiguismo balofo pelo ambiente. Assim classifico o namoro ao cidadão para instalar produção fotovoltaica em casa. A cenoura é um preço preferencial de venda à EDP por mais de 60cêntimos enquanto nós compramos a 11cêntimos. Dá para perceber que a coisa não pode durar muito e o Estado já provou que não honra os seus compromissos (lembro o casos dos Certificados de Aforro).

O fotovoltaico é um embuste: a energia que produz em 5anos é a que foi gasta para o fabrico do sistema. Os materiais e minerais usados são outra pressão sobre o ambiente. Oito anos é o tempo que demora a recuperar apenas o dinheiro investido - nenhum lucro- se não houver azar com os equipamentos. Fotovoltaico para alimentar de forma independente a habitação é pior ainda: exige baterias dispendiosas.

Uma clara vantagem é o solar térmico: aquecimento de água. Poupa-se entre 60 a 70% de gás. Quem usa gás propano ao fim de 4/5 anos terá o equipamento pago e o tempo de vida do sistema será previsivelmente de 20anos. A manutenção de um sistema de termo sifão é reduzida e os materiais são recicláveis. Para 4 pessoas um sistema custa 2000Euros e abate 600Euros no IRS ficando por cerca de 1400Euros.

Alguns truques para um melhor aproveitamento:

  • Numa nova moradia instalar um esquentador apropriado no circuito de água quente. Mesmo no inverno, quando raramente há água a temperatura suficiente, o esquentador completa o aquecimento poupando também.
  • Os banhos devem ser tomados ao fim do dia e logo seguidos: evita que a entrada de água fria baixe a temperatura de toda a que resta. O abaixamento de temperatura durante a noite deve ser tomado em consideração (5ºC).
  • No Verão, se houver uma utilização de mais água quente que o costume –visitas de férias, duplos banhos, etc- o consumo deve ser distribuído ao longo do dia. O abaixamento da temperatura da água do depósito ajuda a uma maior eficiência. O termosifão funcionará até ao fim do dia aumentando a eficiência.
  • O apoio eléctrico, a existir, deve ser ligado com um temporizador pouco tempo antes da utilização da água e desligado imediatamente depois. No dia seguinte, ou umas horas depois, o Sol repetirá o seu trabalho gratuitamente.

março 16, 2009

Mais uma voltinha meus senhores ... mais uma Quinta

Não sei porquê. Mas bairro problemático é sempre chamado quinta-de-qualquer-coisa.
Lá voltou a Polícia para desalojar mais umas famílias que se dizem pobres e muito necessitadas. Talvez sim mas não sei se mais que outras que, respeitando a lei e a propriedade alheia, poderão estar alojadas ainda mais precariamente.

Hoje as imagens falam por si. Apareceu uma Sra com vontade de cortar o próprio pescoço e outras a dar a sua opinião. Vejamos os indícios, vistos pelo pequeno rectângulo televisivo, de que poderão não ser tão necessitadas quanto dizem:
  1. Havia pelo menos uma com o cabelo pintado de amarelo;
  2. Duas tinham o cigarro na mão e uma delas o maço de tabaco (cada maço custa 2Euros e pareciam experientes na arte de fumar pela forma como seguravam a cigarro);
  3. Jovens tinham piercings.

março 15, 2009

A singrar neste País

- Empresas de segurança
- Lançadores de búzios, leitores de signos, cartomantes e outra fauna com poderes esotéricos
- Negociantes de ouro não identificados a não ser pelo telemóvel no quadradito de papel banco colado no vidro do carro
- Prostituição em apartamentos
- Clínicas abortistas (em Espanha claramente associadas a militantes no PSOE)
- Gatunos, burlões e associados.

Hum, hum ... é bicho .... é cão. Chamem a ASAE

Estava num restaurante de uma localidade não muito distante de Amesterdão. Já me tinha apercebido de uns latidos. Paguei e saí. Quem sai logo a seguir? Uma família com dois cães pequenos pela trela. Estavam sentados numa mesa muito próxima da minha.

Fiquei com saudades do meu bichinho que pacientemente me espera ao portão e logo lança o desafio para uma brincadeira.


Seguros de quando era menino

Vivi quase toda a minha infância numa vila muito dedicada à agricultura. A posse de uma vaca para trabalho, dar leite e parir valiosas crias ou um porco para matar no início do Inverno era um bem estratégico.

Havia uma espécie de seguro denominado "O Rol". As famílias seguravam o seu animal mas não pagavam apólice. Quando havia um "prejuízo" (entenda-se morte) uma comissão de "louvados" avaliava a perda e estipulava a indemnização. Então um Sr de bicicleta dirigia-se a casa dos segurados (mau agoiro quando era visto), identificava a família a ressarcir e o valor a pagar.

Tudo bastante transparente num esquema de ajuda mútua.

Aceleração sem fim

Os Gurus do aquecimento global são pessoas muito esclarecidas e têm a sua teoria tão provada que nem lhes falta a vergonha de não preverem todas as "acelerações" com que nos andam a atormentar. A "Coisa" acelera sempre e o limite relativístico de Einstein à velocidade está decerto próximo.

Agora que a crise mundial preocupa mais as pessoas que o aquecimento global eles voltaram e em força. Desta vez é a subida do mar: vai subir um metro em poucos anos.

Pelo sim pelo não vou passar a dormir dentro de um barco: vivo perto do Mar e o seguro morreu de velho.

março 13, 2009

O New York Times

Está em grandes dificuldades financeiras. O multimilionário Carlos Slim já tinha dado um crédito de muitos milhões de dólares ao jornal. Este facto não deverá ser alheio ao apoio maciço dado a Obama e os ataques a MCain e Sarah Palin. Mas a política é assim: como diz Jimenez Losantos "Numa ditadura os políticos perseguem os jornalistas, numa democracia são os jornalistas que perseguem os políticos.

Afinal "o grande capital" está com a esquerda pois até Felipe Gonzalez é "tu cá tu lá" com o Sr Slim que, afinal, nem é nada judeu. O dinheiro e o poder que tem não incomodam tanto.

Aos pais de Aveiro

Não querendo culpabilizar nem desculpabilizar tenho que me associar à imensa dor e sofrimento em que deve estar estes pais.
As crianças são o melhor do Mundo e ver assim desaparecer em tão tenra idade quem veio de nós, quem tanto se ama, em quem tanto se projectava o futuro deve ser uma dor atroz.

Pagar com língua de palmo ....

O socialismo financeiro que exorbitou o preço da habitação, que colocou na rua BMW´s/Mercedes/Audis em quantidade tamanha que não vejo em outras cidades europeias mais ricas, que deu férias a crédito nas Caraíbas a pessoas já endividadas ..... está agora a ser pago com língua de palmo.

De tanta esmola o pobre nem desconfiou.

março 12, 2009

Angola está na moda

Angola é fixe. Angola não sofre a crise. Isto porquê? A maioria da população vive em barracas e não houve bolha do imobiliário, o comércio automóvel também não sofre já que não houve esses desmandos de créditos bancários e capitalistas e pouca gente tem carta de condução, as pessoas não perderam o emprego porque nunca o tiveram e não viram bens hipotecados já que nada têm.
Aos poucos restantes nunca lhe chega a crise: o cofre está cheio.

Malditas sejam estas economias liberais que criaram o computador, a internet, o automóvel, a CocaCola e as caricas que só trazem desgraças.

Palermices dos media e não só

Valter Lemos, o extraordinário secretário de Estado da Educação e ex-autarca, fez o pleno ontem no JN. Mais 2600 professores vão ser contratados. Não disse quantos saíram pela desilusão que a profissão lhes trouxe. Bem engravatado aparece de novo, 3 folhas adiante, a dizer que o Governo admite contratação directa no seu reino dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (uma espécie de Bantustão). Já preparou tudo para implementar se o próximo Governo quiser: chama-se a isto trabalho de fundo. Mais adiante no artigo vemos que a Fenprof afinal é que quer decidir como vai ser: as Escolas vão ter que negociar com eles pois gostam de mandar naquilo que não lhes pertence. Alguns destes controleiros não dão aulas vai para quase duas décadas mas política isso fazem-na bem.

Outro, da classe dos Secretários de Estado que é um pouco mais excelsa que a dos assessores, recomenda aos proprietários para não dificultarem as expropriações: quer construir uma auto-estrada lá para a Terras Frias a custo de pataco. Claro que os agricultores, gente abandonada à sua sorte, é que tem ceder de borla os únicos bens que tem. O dinheiro poupado é para depois esturrar em Aeroportos, TGVs, Casa da Música, séquitos em viagens ao estrangeiro, etc.

A TVI, do falido grupo PRISA, agora brinda-nos logo de manhã com uma sujeita a sacar cartas, chamar os signos e ler umas baboseiras. Ora vem aí a sorte mas cuidado, vem o azar mas é por pouco tempo e logo depois nem um nem outro. Somando tudo dá 0 (zero) pois a coisa vale menos que papel higiénico de folha única já usado.

março 11, 2009

Pasta Medicinal Couto e um artista Português

"Pergunto ao vento que passa"
- Qual a razão do cheiro nauseabundo dos bairros pobres de Luanda.

"Pergunto ao vento que passa"
- Qual a razão do cheiro a perfume caro que vem das moradias mais caras do planeta na Baía de Luanda.

"O vento nada me diz" sussurra-me um palpite:
José Eduardo dos Santos é como "D. Afonso Henriques também não era um democrata exemplar".

março 10, 2009

Em qualquer Escola de Inclusão e perto de Si

Um aluno está a cometer um ilícito na Escola. A funcionária convida-o a respeitar as normas: uma, duas vezes.. . Como se nada tivesse ouvido o jovem tenta passar pela funcionária que lhe barra o caminho e tenta explicar os perigos do ilícito. Acto contínuo agride a Sra que podia ser sua mãe ou talvez avó.
O aluno é chamado ao Conselho directivo para ouvir o sermão várias vezes repetido e quase decorado. A funcionária é chamada também e repreendida.
- A Sra para a próxima deve ser mais tolerante e não provocar o confronto.

Um aluno não quer ir à Escola. Porquê? A mãe averigua. Foi ameaçado de violação por colegas mais velhos na casa de banho.

Um aluno não vai à casa de banho sem ter a companhia de outros colegas.

Os abutres rondam as Escolas impunemente para vender droga.

Jovens, vindos de outras escolas a vários km de distância, fazem "esperas" à porta da escola para sovar outros.

______________________________________________________
Percebemos o olhar pessimista de Medina Carreira sobre o nosso futuro.



Hilariante é a tentativa de Mário Crespo culpabilizar o Presidente da República do estado comatoso do país.

março 09, 2009

Dia da Mulher e Castro & Castro: sociedade de irresponsabilidade ilimitada

Não percebo honestamente para que serve o dia da Mulher. Porque não o dia do Homem? Será que serve para elas serem mais mimadas? A mulher sensata escolhe sempre quem lhe dê mimos todo o ano! E o Homem também precisa.

Em Cuba, no dia da Mulher, houve mulheres -as mulheres de branco- que aproveitaram o dia, não para festejar, mas para pedir a libertação de maridos ou filhos presos. São prisioneiros por causa de não pensarem como os Castro & Castro e alguns cumprem penas mais pesadas que um assassino na Europa. Ninguém ousa falar ou pedir a libertação destes homens: só as suas mulheres e, neste dia, os seus Homens sentiram-se mimados. Alguém, para além das grades, pensou neles e elas foram Mulheres e deram a verdadeira dimensão a este dia.

As mulheres de branco em Cuba são o equivalente às mulheres da Praça de Maio no Chile. As últimas eram frequentemente referidas na Imprensa e na Televisão mas as primeiras são ignoradas. Dois pesos e duas medidas da responsabilidade não só de muito político de cloaca maxima mas da maioria dos media. Estes media bajulam e mantêm no poder os primeiros enquanto estupram os nossos valores. Os primeiros metem a mão no nosso bolso para se sustentarem e financiarem os segundos.

Algumas destas mulheres tiveram até o prémio de ser presas, ontem .... no dia da Mulher.

Aguardamos reacções do Movimento Democrático das Mulheres (desconfio quando qualquer organização, movimento, comissão.. necessita do adjectivo Democrático no nome) e do PCP a este atentado aos direitos humanos e à dignidade das mulheres.

A minha homenagem a Aznar que parece ser o único político que não esquece os atropelos que se cometem na América Latina (ou latrina como alguns já lhe chamam) em nome de ideologias caducas.

março 08, 2009

Viseu .... sempre atraente

Viseu é uma cidade conhecida pela abundância de Rotundas embora o Presidente da autarquia se chame Ruas. A parte velha merece uma visita prolongada especialmente a zona da Sé e, porque não, o Museu Grão Vasco logo ali.

No Rossio há agora um maior ar de modernidade com uns semáforos ”bué giros”. Quando mudam para vermelho o peão sabe quanto tempo deve esperar pois é presenteado com um cronómetro decrescente até o verde aparecer de novo. Com este grau de sofisticação pode ir tomar um café enquanto espera a sua vez. O automobilista masculino poderá rentabilizar o tempo de espera a palitar os dentes ou ler o jornal desportivo. As senhoras podem dar um arranjo ao cabelo ou retocar o batôn com mais descontracção.

Encontros ....

Ontem passei umas duas horas à espera de consulta para um filho no Centro de Saúde. O Centro de Saúde funciona como um Meeting Point para encontros não combinados com pessoas que raramente vemos apesar de viverem perto. Surpresa! Encontrei a Professora da Primária (já não se diz assim) –apenas o 1º ano infelizmente- deste mesmo filho. O pequenote da professora, embora doente e com febre, tinha ainda as pilhas Duracel bem carregadas – não parou um instante- mas deu para conversar um pouco.

As mágoas que oiço mais uma vez repetidas:

- Uma turma de alunos com graves problemas de aprendizagem e capacidade de prestar atenção. Um denominador comum a todos eles: famílias problemáticas. O apoio de especialistas, cuja eficácia nunca pode substituir a família, é prometido mas nunca vem.

- Na mesma turma tem a 1ª classe (também não se diz assim) e a 3ª classe. Tempo dividido … eficácia reduzida. Na 3ª classe tem uma miúda muito talentosa. Os pais são empregados fabris mal remediados com pouca formação e não a ajudam em casa: ou seja está perante um talento.

- Pode pedir a mudança desta jovem para uma turma mais apropriada mas tem receio. A transferência esbarra com inspecções e inspectores que são avessos a estas iniciativas. Dizem que mudar de turma “pode ser traumatizante” por mudarem de colegas: ou seja a sala de aula é vista como um espaço de convívio e não de aprendizagem. Esperem os “meninos” pelo mercado de emprego, pela mudança de emprego e pelo stress do trabalho para enfrentarem os traumas a sério.

- A educação de excelência e a exploração das capacidades de cada um são os verdadeiros métodos de combate à pobreza: não é o subsídio que acaba com ela. A inteligência, felizmente, é distribuída um pouco de forma aleatória e portanto não beneficia prioritariamente os ricos e os filhos dos ricos. Más opções portanto no panorama do ensino em Portugal que se contenta com a mediania.

- O programa, salvo o erro POPH, ao abrigo do qual estão contratadas pessoas que trabalham na Escola vai terminar. Depois de alguma experiência adquirida perderão o contrato e o trabalho. Mas não vão para a lista de desemprego por agora. Para o lugar delas vão novas pessoas: criação de dois novos empregos. Tortuoso…

março 06, 2009

Mulheres de fibra

Matilde Sousa Franco é uma Mulher Portuguesa de corpo inteiro.

Alinhamentos dos não alinhados


Esta é uma obra de um paladino dos "Países não alinhados". Não alinhados sabe-se lá porquê: diziam eles. Aqui parece tudo muito bem alinhado: homens, mulheres e crianças.

Sudão e o bronco

Sobre Omar Bashir, um cavaleiro do Apocalipse para o povo sudanês, pende agora um mandato de captura emitido pelo TPI. Foi necessário o número astronómico de quase meio milhão de vítimas para, perante uma enorme tolerância da comunidade internacional (ONU incluída) e da comunicação social, chegar a esta decisão. Pena então não terem sido tão céleres como quando Israel reage e se defende dos capos do Hamas que escravizam pela violência e morte, em enormes campos de concentração, os palestinianos.

Qual resposta de Omar Bashir? Contestar? Não. Expulsar todas as ONG que actuam no Sudão ou seja agravar ainda mais as condições das populações sujeitas a este regime islamita bárbaro e medieval. O acto, no fundo, só vem dar razão ao TPI já que as ONG têm infelizmente muitos outros lugares onde são necessárias.

Omar Bashir vai agora, dando loas ao multiculturalismo das ideologias progressistas, acicatar a sua soldadesca para se sacrificar e ganhar no céu uma mão cheia de virgens -sem vontade própria pois as mulheres -segundo eles- são mercadoria para satisfazer as vontades dos “mártires” e também dos não mártires.

Com alguma graça













Benício del Toro, o actor que faz de Che Guevara (um assassino que a propaganda transformou num herói), foi visitar a Venezuela para promover a "estopada" em que se tornou o filme. Além de já ter manifestado um notável desconhecimento do psicopata que representa está convencido que encontrará a clientela que lhe falta na República Bolivariana.

A contar os tostões, com as senhas de racionamento a não tardarem muito, o povo Venezuelano vai-se borrifar para este talento de pacotilha.

A braços com uma crise extraordinária -a Companhia Petroleira PDVSA nem aos fornecedores consegue pagar- Chavez já daria tudo para ter de volta as multinacionais especialistas na exploração de petróleo.

Têm alguma graça as caricaturas.

março 05, 2009

Tiradas do dia 5 Março 2009

Primeiro foi o divórcio pela Internet. Um contrato de amor e confiança mútua, que passa por dificuldades como todos os contratos, é dissolvido “sem mais”. No fim umas contitas no Excel e muito provavelmente a mulher, normalmente a mais frágil economicamente, na miséria. Ela e os filhos a caminharem para a pobreza. Os filhos para sempre marcados pela destruição da família. Agora são as “uniões de facto” que estão a preocupar os socialistas.

Mário Soares diz que esquerdização é a solução de futuro. Não sabemos qual o país modelo que serviu para tirar tais conclusões: não conheço nenhum. Será a Venezuela? Ele sabe o que se passa na Venezuela? A esquerdização tem contribuído apenas para mais corrupção, mais miséria, mais criminalidade, maior clientelismo, estagnação e elites políticas mais ricas e gastadoras dos impostos de quem trabalha. Lá diz Jimenez Losantos “a esquerda é para os ricos”.

Manuel Alegre quer ajuda militar para a Guiné. Na minha opinião “nem mais um soldado para o Ultramar”. Apenas se for para recuperar os restos mortais dos soldados que lá ficaram. Os portugueses tiveram que abandonar as colónias sem nada, Cabora Bassa ficou de borla, etc … agora eles que se arranjem. Tenho pena mas não há soluções para quem não as quer aceitar.

Miguel Sousa Tavares disse hoje que o Estado Novo não quis descolonizar na melhor altura, que era pelos anos sessenta. Olhando para o Rwanda, Nigéria, Costa do Marfim, Burundi, Senegal, Congo, Sudão, Etiópia e Nigéria não vejo qual a diferença.


março 03, 2009

O Santo Malhador

O Santo Malhador do socialismo luso, Augusto Santos Silva, acha que o PS é o dono da democracia em Portugal segundo se depreende de um debate na TVI. Os inimigos desta democracia (a dele) é a TVI à Sexta-Feira e um Jornal Diário. Quando a falta de vergonha e de moral não tem limites vive-se em deficit democrático.

Ecologia de brincadeira


A Quercus tem um tempito de TV que quase não dá para dizer qualquer coisa de útil. Mas quando faltam as ideias e o bom senso mais valia prescindirem destes poucos minutos.

- Um destes tempos de antena falou de carteiras de Sra com painéis fotovoltaicos que serviriam para carregar o telemóvel e não sei que mais. Não poderiam antes falar de como carregar as pilhas de forma racional (ligar o carregador à noite quando por perto para o desligar, ter o telemóvel a uma temperatura adequada, retirar o carregador da tomada) , como evitar a descarga rápida da bateria, aconselhar a desligar o telemóvel durante a noite, etc. É que o fabrico de um painel fotovoltaico exige a energia que este produz durante 4 a 5 anos com máxima exposição e não estou a ver uma Sra com a carteira ao Sol e ainda por cima a mesma durante 5 anos ou mais. Em suma: energia e recursos desperdiçados.

- Outro tempito aconselhou a lavar o carro nas oficinas de lavagem pois há pessoas que gastam 500litros de água a fazê-lo em casa. E que tal ensinar a usar um balde, um pano e umas ferramentas simples: gastam-se menos que 50 litros, poupa-se na energia dos equipamentos de lavagem, talvez na gasolina para levar o popó e faz-se algum exercício (é parecido com a natação). Com alguma desta água ainda se podem regar algumas plantas, quiçá a árvore do jardim que nunca vê o funcionário da Câmara.

A ecologia tem que se basear em atitudes esclarecidas e não superficiais.

março 02, 2009

Dia a dia na Esquerda do Século XXI


Zapatero deu uma ajudinha na campanha da Galiza:

- Votar em Touriño é como votar em mim. Zapatero …. Muito obrigado pela ajuda ..continua assim. Garzon e Bermejo juntos e de zagalote não conseguiam tal destroço numa manada de Bambis.

Touriño, o vencido do PSOE, anda tristíssimo. O seu Audi A8 que custou 400 000Euros aos impostos do Povo (em tempo de grande austeridade e muito desemprego), destinado a servir os pobres-fracos-oprimidos- explorados-etc, vai ser vendido pelo novo inquilino da Xunta. Ora … (400000-Preço_meu_carrito)/(600*12)=53 famílias com subsídio de desemprego de 600Euros durante um ano. Bolas … isto não se faz: este Povo foi mesmo ingrato. Touriño se fores homem e amigo dos desfavorecidos da vida compra o carrito. "Compra-te el coche! Me entiendes?"

Um congressista do PS: “Temos que levar a moralidade para a política”. Acho bem …. Convinha agora colocar os prazos para estes objectivos. Não é a “malhar” que se pratica esta moralidade.

Edmundo Pedro o decano do PS, diz que afinal o medo também existe nos outros partidos, o medo do fascismo e pasme-se … da Inquisição. Já agora porque não das lombrigas.

Maria de Belém – não é a que fugiu em cima de um burrito para salvar o filho- fez o Milagre de manter o penteado direitinho durante todo o Congresso. Deve ter dormido de pé ou levou a cabeleireira.

Hugo Chavez “o malhador” das Caraíbas não apareceu. “Importou técnicos Cubanos” para ajudar ao desenvolvimento da agricultura da Venezuela onde o abastecimento alimentar mingua a olhos vistos. Ficam com 50% do produzido. Cuba importa mais de 8o% do que come (dos EUA) e tem 33% das terras cultiváveis abandonadas após planos e estratégias revistas várias vezes. Está tudo dito…vão sugar o Povo da Venezuela até ao tutano: as entranhas do seu subsolo já exploravam agora é o solo também.


março 01, 2009

Medicina, procriação e Roda dos Enjeitados

Passou na TV uma reportagem sobre a procriação medicamente assistida. Milhares de casais lutam desesperadamente para ter um filho biológico. A mulher é especialmente sofredora tendo que se sujeitar a tratamentos dolorosos e caros mas muitas vezes inúteis. O apoio do Estado é pequeno. Durante a reportagem os médicos, que ganham bastante dinheiro com esta especialidade, não deixaram de dar uma alfinetada na Igreja Católica por esta reprovar certas práticas médicas que não respeitam o ser humano.

Mediante o número incrivelmente elevado centenas de milhares de casais com problemas de fertilidade constatamos que algo de horrível afecta a tão propalada “saúde reprodutiva”. Importa saber as razões profundas desta anormalidade: abortos anteriores, efeitos secundários da contracepção, … etc.

Por outro lado não irão estas práticas médicas de intervenção excessiva dar origem, quando bem sucedidas, a outras pessoas com os mesmos problemas? Ou seja a continuação do desgosto e da desilusão de não poderem procriar. Talvez a opinião da Igreja tenha um suporte lógico bastante mais humano que aquele que lhe atribuem.

Ironicamente bastantes casais rejeitam os filhos que conseguiram conceber abortando-os e são efectivamente auxiliadas pelo Estado neste objectivo. Este não realiza qualquer esforço para os demover e interrompe-se o desenvolvimento de um feto que tantos outros casais desejariam conceber.

A este estado de coisas chamam de progressismo, solidariedade, de igualdade de género e de liberdade mas não passa de uma tremenda hipocrisia e relativismo moral que grassa na nossa sociedade.

Ao visitar o Mosteiro de Arouca o cicerone apresentou-nos logo à entrada um espaço onde estava antigamente instalada uma roda giratória cilíndrica. Qualquer pessoa podia depositar anonimamente um bebé que não queria ou não podia criar: chamavam-lhe a Roda dos Enjeitados (dizem que inventada pelo Papa Inocêncio III mas agora mais higienicamente recriada pela Clínica dos Arcos e afins). Talvez com a mesma atitude pudéssemos salvar muitos milhares de vidas por um preço muito menor que aquele que o Estado empenha na procriação medicamente assistida e no financiamento do aborto e clínicas abortistas.

Também conheço casais que generosamente adoptaram e depois tiveram a felicidade de um filho biológico aparecer sem qualquer ajuda especializada. Um justo prémio sem dúvida.

Assim vai o mundo

Chavez não entende a separação de poderes nos EUA nem a independência na formação de opiniões. Na Colômbia - o que o deve ter deixado muito irritado- as forças armadas deram mais um rude golpe nos traficantes das FARC. Mono Jojoy sofre de diabetes e está com dificuldades em obter medicação: melhor seria que se entregasse para ser julgado e salvar a vida.

Na Galiza o PSOE leva uma forte bofetada. Tourino vai ter que passar a viver menos principescamente -à custa dos contribuintes- do que aquilo a que se habituou.

Cá é a história do costume:
- Quem sou eu, quem sou eu?
- Sois Rei, Sois Rei, Sois Rei.