janeiro 04, 2011

As Novas Ditaduras

Nunca fumei, detesto o fumo e por isso acho muito bem que não se fume em locais em que o fumo incomode terceiros.

Debaixo da capa de uma bondade balofa podem impor-se generosas restrições à Liberdade e uma nova "Moral Pública" que cilindra a dignidade da pessoa ou pelo menos a relativiza.

Zapatero, um homem em descalabro psicológico mas ainda ao volante de um país que linchou em menos de 6 anos arrastando mais 3 milhões de pessoas para um desemprego ainda a crescer e que se perspectiva duradouro num país à beira da bancarrota, continua a sua saga persecutória dos fumadores. A nova lei do Tabaco praticamente torna o fumador num novo leproso da sociedade.

É agora mais fácil encontrar em Espanha salas de chuto assistido (provavelmente com oferta de drogas de substituição) e estabelecimentos para "interrupções voluntárias da gravidez" (com os bebés quase a chorar) que um local para fumar. A nova lei (depois de outra que falhou) não só extingue os exíguos cilindros de sauna tabágica de Barajas e outros similares como incentiva à delação: uma ferramenta de ditaduras que cativam ZP (um fumador). A contestação a esta nova campanha, mais contra as pessoas que contra o vício, já começou e pode dar que falar.

Não deixa de ter alguma piada esta caricatura (que pedi emprestada à Gaceta) à custa de um homem de cultura que a esquerda tanto idolatra.

Sem comentários: