janeiro 10, 2009

Coisas Maravilhosas

Na minha sala de estar tinha uma lareira. Investi um pouco mais e coloquei um recuperador com ventilador. O conforto aumentou imenso e o consumo de lenha diminui mais de 60%.

As chamas lambem agora suavemente as achas de madeira de pinheiro (morto pela praga do pinheiro) de uma forma eficiente, implacável mas muito mais lenta. Cada Watt é extraído e os Joule espalham-se pela sala de uma maneira mais uniforme.

Adenda: Aquela chama é o regresso de um bocadinho do Sol que me acompanhou a juntar a erva que cortávamos, os ramos que recolhíamos, as agulhas que reuníamos naquelas curtas tardes de Inverno que eram destinadas a trabalhar o pinhal.

Impressiona a forma como uma árvore, ao longo de vários anos, capturou e armazenou tanta energia num volume tão pequeno.

Tenho desgosto pelos pinheiros, que desde a minha infância conhecia um por um e ainda agora me lembro de muitos (para que lado estavam inclinados, onde estavam, qual a espessura, quais as curvas do tronco, etc) , que têm vindo a morrer e a serem substituídos por eucaliptos.

Gostava e gosto do som do vento a passar na copa dos pinheiros: embala a alma com uma ternura imensa.

Sem comentários: