O tempo é muito lento para os que esperam; Muito rápido para os que tem medo; Muito longo para os que lamentam; Muito curto para os que festejam; Mas, para os que amam, o tempo é eterno. Shakespeare
novembro 30, 2009
Dias para esquecer
Sócrates tem solução para o aquecimento global segundo o discurso desta Cimeira. A Sra que faz a limpeza em minha casa também é capaz de o fazer: basta arrancar as fichas que alimentam os computadores do simulador pirata do CRU.
Vieira da Silva, um homem com cara de anjinho papudo que atacou destrambelhado a Justiça Portuguesa, teve prémio: as 5 primeiras páginas do JN com a fronha na 1ª página. O jornaleco bem precisa!
novembro 29, 2009
A Gula da Esquerda pela Comunicação Social
Em Portugal temos uma Comunicação Social tomada pelo Poder. Com um jornalismo de qualidade miserável as pessoas deixaram de confiar nos jornais: não compram pois sabem que não obtêm a verdade. A decorrente situação económica calamitosa leva à dependência da publicidade institucional (que é entregue aos amigos) ou ao recurso à Banca que por sua vez está nas mãos do poder. A chantagem é regra e não excepção como temos observado, isto quando não existem pressões directas.
Em Espanha um cenário quase semelhante. A TDT foi um caso exemplar das movimentações políticas para a sua atribuição. Há alguns dias 17 jornais da Catalunha num mesmo dia abriram exactamente com a mesma 1ª página: pressões sobre os juízes para decidir favoravelmente o Estatuto que relega Espanha para refém da Catalunha. Uma unanimidade deste teor nem com Franco ou Brejnev foi conseguida.
No Brasil as TVs e Jornais ajoelharam perante Lula e tornaram-se fiéis do analfabeto. Mas ele não estava contente e agora subiu a parada: já pôs fiéis seguidores à frente de alguns e apeou os rendidos. Organizou agora a ConfCom para pôr o espartilho final no que resta de independência.
Em Venezuela sabemos o que se passa. Idem, Idem no Equador, Nicarágua, Bolívia, etc ..garrote à imprensa livre. Em Cuba jornalistas continuam presos e uma nova vaga de repressão está a ocorrer.
Na Argentina o Grupo Clarin tem sido perseguido pela Madame Botox: a Sra Kirchener. A Sra Kirchener e marido enriqueceram brutalmente e perante a perda de popularidade e sucessivos casos de corrupção legislam sobre a comunicação social para calar quem se opõe. Nas ruas uma tropa fandanga de camionistas bloqueia a distribuição da publicações do Clarin à saída das rotativas (a polícia nada faz). Outras acções estão a decorrer para o ir acorrentando e calando.
O controlo total dos mídia pretende apenas vender-nos por boas, coisas que nunca serviram ou veicular ambições pessoais de líderes pouco capazes de fazer obra. Uma imprensa livre é essencial à democracia e ao desenvolvimento económico.
Mas mesmo assim aposto que na Cimeira vão focar o caso Honduras que resiste heroicamente a este vendaval marxista sobre a liberdade de informação nunca visto.
novembro 28, 2009
Avançar Portugal com o MARL
Houve grande foguetório com a instalação de um parque solar fotovoltaico no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa. A ladainha do costume: "um dos maiores do Mundo", "vanguarda nas energias renováveis e amigas do ambiente", etc, etc.
O projecto custou a bagatela de 31milhões de Euros e gera 6MW que deve ser o valor de pico: ou seja no pico do Verão. Vamos analisar o investimento para um rendimento global do sistema de 15% (painéis e inversores) e painéis a 45º:
- Produção máxima diária (Verão) de 1m2 de painel: 0.80kwh
- Produção mínima diária (Inverno) de 1m2: 0.40kWh
- Relação entre a Produção Média Diária (Todo o ano) e a de Verão: 0.75
- Relação entre a Produção Diária (kwh) e o valor de Pico (kW) no Verão (similar à de Inverno): cerca de 6.4
- Perdas devido a nuvens: 5%
- Produção diária média (num ano) :6000*6,4*0,75*0,95=27360kWh
- Receita Média Diária=3283Euros (0.12Euros por kWh)
- Dias para recuperar o investimento: 9442
- Anos para recuperar o investimento: 26 anos
novembro 27, 2009
The Inconvenient Truth of the Global Lie
Estes pseudo-investigadores são piores que um bando de marginais. Desde falsificações de dados, ameaças e negação injustificada de publicação a colegas, pressões para financiamento algo duvidosas, intervenção enviesada na revisão de artigos, amadorismo nos programas (sistemas GIGO: Garbage In Garbage Out), e outros ilusionismos é difícil encontrar pior. Galileu foi muito melhor tratado que o verdadeiro climatologista.
Esta Máfia Global sorveu milhões para chegar aos resultados que eles queriam. Desviaram fundos para fazer um simulacro de investigação em círculo fechado e não verificável. Quem trabalhou de forma séria foi parasitado: prejudicado na carreira e no financiamento. Pior: podem mergulhar o Mundo num empobrecimento imparável com esse mercado estúpido das emissões de CO2 que só é comparável ao tráfico de droga. Tiraram credibilidade a quem investiga em Ecologia e Ambiente pelo que estes investigadores se devem demarcar quanto antes.
Espero que os financiadores destes pseudo-centros de investigação assumam agora uma gota de dignidade e peçam contas e reparação dos danos e que se faça, antes de mais, uma verdadeira Investigação Global para descobrir a Inconvenient Truth da Mentira Global deste Cartel do sequestro não do CO2 mas da honestidade científica.
E se restasse aos políticos um átomo de respeito pelo contribuinte (muitos políticos são apenas Okupas em ministérios), deveriam pura e simplesmente não ir a Copenhaga e bater com a porta na cara desta ONU contemporizadora com esta Estafa Global. A ONU no mínimo devia dissolver o talibânico IPCC.
O que faz falta é enganar a malta
A boliburguesia chavista lá vai enganando povinho. Muita foge já para o império recheada de petro-dólares. Esta colecção é de antologia.
Agora até usam a art pop. Fazem lembrar aquelas papeletas, coladas pela JCP em tudo quanto é canto, com Lénine à janela de um carro europeu a convidar a malta para a festa do Avante.
PS: Apaguei três personagens pois não tinham nada a ver com esta galeria de criminosos.
novembro 26, 2009
Obras de Monta na Economia
Para mais obras como esta temos a Qimonda. Já somei os empregos criados no lugar dela após anunciadas re-estruturações: ora em nanos, painéis solares e outras imaginações iluminadas são já quase 6000 empregos. Há gente que não sabe o que quer nem quer o que sabe.
O diz que disse
Depois passam em horário nobre o obscuro episódio e respectivo personagem que “disse aos jornalistas” em parangonas que transformam uma andorinha na primavera ou um parágrafo ressabiado a falar mais alto que uma resma de CDs. Estão de joelhos! O respeitinho é muito bonito!
novembro 24, 2009
Indústrias da Morte: declínio civilizacional
O curriculum anual é de cerca de 300000 abortos e os lucros alcançam muitas dezenas de milhões de dólares, além de subvenções do contribuinte americano.
O Pastor James Manning tem denunciado a deriva moral da América e os atentados à liberdade do messiânico Obama. Ganhou a visita de agentes secretos tentando incriminá-lo e perdeu a paciência. Percebemos toda a sua indignação e revolta.
novembro 23, 2009
A Tontinha do Dia
Disse esta barbaridade, riu-se e eu não tive outro remédio ... ri-me também. Pobre país ... Uma Aventura!
Desenhos Animados e o Grupo
novembro 22, 2009
ClimateGate
- Outros demonstram a alteração de dados experimentais para tentar passar as suas ideias ou rebater os cépticos. Trata-se claramente de uma fraude e o centro de investigação deverá agora fazer uma investigação aos seus investigadores. Recordo que um fulgurante investigador (Dr. SChon) em transístores com materiais orgânicos publicou vários artigos que fizeram grande sucesso científico. Contudo, como os seus pares não conseguiram confirmar os resultados, examinaram com cuidado os gráficos nos artigos. Verificou-se serem essencialmente os mesmos mas manipulados. O investigador foi despedido e a história está aqui.
- Outros ainda mostram criar obstáculos injustificados a publicação de artigos de cépticos embora reunissem as condições para tal. Trata-se de um grave atentado à livre investigação. Merece clara punição. As revistas científicas deverão agora avaliar o seu painel de examinadores ou a perda de credibilidade pode levar a terem que fechar. Não seria a primeira vez.
Este é o deslindar do Katyn no caso do aquecimento global.
E qual a razão de não ter um minutos de glória? Tente aqui, envie e pode ser que tenha sorte.
novembro 21, 2009
Sinais dos Tempos
O artigo está aqui e é interessante: o problema é mais grave em famílias monoparentais.
SITEL
Por isso tem bastante graça esta caricatura
novembro 20, 2009
Mas que estranho!!
Nada de negócios chorudos, capangas, clientela, roubalheira, banqueiros, etc
Que Diabo se passa?
Valha-me Stº António
Abençoado poder local!
Foto do site: http://www.jroma.pt/comprimentos_areas.htm
novembro 19, 2009
É brincadeira, não é? Rapidinhas do Mundo e Arredores
A Ministra Espanhola De La Vega, depois de uma viagem à Argentina para descomprimir o fardo do cargo, pagou aos piratas para libertarem os pescadores espanhóis. Estes modernos caçadores de tesouros contaram o dinheirinho nota a nota e afastaram-se alegremente de barco. A Ministra diz que ninguém os viu. Desde a Batalha de Trafalgar, aparte aquele arrufo com os Marroquinos por causa de um calhau no Mediterrâneo, a Marinha Espanhola está uma desgraça. Problemas oftalmológicos ou vista turbada?
Obama pede na China o que tenta tirar nos EUA: a liberdade de imprensa e de opinião. Danado para a brincadeira!
Ovos Moles e Justiça
Depois do caso estar a marinar num Purgatório insuspeito desde uma data pré-eleitoral até agora (vários meses) o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) só necessitou de uma ou duas semanas para ordenar aos juízes de Aveiro, a destruição das gravações do caso Face Oculta.
O Presidente da República recebeu em audiência o Presidente do STJ com competências também de ordenador. À saída o Presidente do STJ e ordenador falou da audiência como se tivesse em amena conversa de café com o colega de carteira da Escola Primária. O tempo dos verbos é como o algodão: não engana. Ora o Presidente da República está uns furos acima na hierarquia do Estado e merece outro respeito institucional.
Também sou do tempo em que o "Povo é quem mais ordena" e vimos no que deu!
Os juízes de Aveiro bem justificados pelo conhecido Costa Andrade, dando primazia à Lei que é a quem mais ordena precisamente para evitar ordenadores, ainda não destruíram as gravações conforme ordenou o Presidente do STJ.
Chapelada para Aveiro e para estes Juízes do DIAP.
novembro 18, 2009
Visita do Presidente do Irão ao Brasil.
O Homem de branco chama-se Cesar Bapttisti, pertenceu aos Proletários Armados Comunistas (Itália). Matou 4 pessoas em actos terroristas. Tem sido bem acolhido no Brasil. Um Tribunal aprovou a sua extradição: vamos esperar que a Justiça lhe chegue mas é só se Lula deixar.
Que caminho trilha afinal o Brasil de Lula?
Degradações
- Um assassino confesso circula livremente entre nós;
- Um violador é condenado a penas irrisórias;
- Uma saída em precárias dá origem a mais crimes;
- Uma criança é entregue a quem não é capaz de cuidar dela;
não se fala dos problemas de Justiça.
Quando um político é apanhado com a boca na botija e vemos os cortejos de suspeitos em carros topo de gama Mercedes com segurança e condutor particular, ladeados de advogados de "alta cilindrada" e o habitual palavreado de vitimização, mas nunca de esclarecimento;
então aí sim: reúnem todos os responsáveis na área de Justiça, questionam tudo, descobrem defeitos, mostram-se agastados uns comovidos alguns, prenhes de opiniões outros.
Pobre do cidadão que leva uma vida pacata e vive de forma honesta amealhando para lho roubarem, evitando ruas para não ser assaltado, criando filhos para os verem violados, criando crianças por amor puro e ver-lhas tiradas sem motivo.
novembro 17, 2009
Bento XVI volta a acertar
Os critérios são agora no interesse supremo da Missão da Igreja e não a reboque de independentismos e separatismos que não são de qualquer interesse: "A César o que é de César e ...".
A notícia chamou a atenção pelo facto de colegas Espanhóis já anteriormente se me terem queixado da hierarquia da Igreja estar demasiado comprometida politicamente, fomentando a desunião numa comunidade que não tem fronteiras e por isso valiosa como nenhuma.
Já nos bastou a excessiva tolerância com a a Teologia da Libertação na América do Sul que tantos estragos provocou e está a provocar, mas agora por conta própria, nos povos onde se insinuou e vai enganando.
Bento XVI põe assim com clarividência, apesar de não ser tanto carisma como João Paulo II, uma estratégia de fidelidade e aos supremos valores de uma Igreja ao serviço exclusivo do Homem que a quer ouvir.
novembro 16, 2009
Pérolas Marxistas
Na Rússia mais de 50% dos recrutas do Exército Vermelho tinham graves anomalias psiquiátricas e eram adictos de bebidas ou drogas: o típico perfil de adolescentes em abandono afectivo.
Marx explica nesta pérola o "seu respeito" pela mulher que trata como gado:
Compete ao cristão e à sua família resistir a estas barbaridades animalescas.
novembro 15, 2009
As travessuras do Zézito
- Que se passa Zézito meteste outra vez um arame na tomada?
- Não. Desta vez não!
- Confundiste a tomada com o focinho do porco?
- Não. Esse porco já o expulsei do Curral!
- Foi o professor Arado que te deu uma bofetada?
- Não, esse já o expulsei da Escola por maus tratos.
- Então?
- Peguei no telemóvel e fui electroescutado
Manhãs Chuvosas
Pobre país, pobre RTP, miserável jornalismo ... é tudo Zimbabweano.
A manhã fica ainda mais negra com a perspectiva de muitas manhãs negras que iremos ter. Até quando?
novembro 14, 2009
Agora ...
novembro 13, 2009
O cão que apanhava pardais
Mas o mais curioso é que apanhava pardais também: a boca delicada era implacável neste caso. Descobri como fazia: ia para o logradouro e ficava imóvel debaixo de uma árvore com os ramos rasteiros. Aproveitava simplesmente as distracções das aves...Morreu e deixou-nos saudades!
Os muros
Foi sobretudo uma grande ofensa a quem vivia do lado de lá do muro.
Ver uma revista estrangeira ou um jornal no quiosque e comprar, tirar uma fotocópia quando quisermos, mudarmos de casa para outro localidade sem pedir autorização, sair e entrar no país, ter educação isenta, ouvir rádios estrangeiras, comprar aliança de casamento, oferecer um anel, comprar um qualquer electrodoméstico sem o vizinho bufar, ser condenado a uma pena e saber quanto durava, não ir parar a um Gulag por uma denuncia gratuita, ser arrastado à força para para fora da terra onde estão sepultados os avós e os pais, escolher a cor do carro e marca, parecem direitos adquiridos. Não o eram do lado de lá do muro mas sempre foram possíveis com Salazar e Franco.
Compararam de facto coisas incomparáveis.
Quer se queira quer não, quer se goste dos personagens quer não, Salazar e Franco evitaram precisamente que tivéssemos ficado do lá de lá do muro e nos tivéssemos tornado mais uma Cuba miserável (Museu vivo dos anos 50).
Vemos crescer agora sim, e como nunca, mais muros que nos aprisionam de forma subtil e precisamente por aqueles que hipocritamente se juntaram para fotografias.
novembro 12, 2009
Promoção do homossexualismo
Vale a pena ler este artigo que mostra a injustiça destas políticas suicidas e a violação dos direitos humanos dos demais que ela acarreta.
Termina com graça:
No passado, o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como comportamento normal. Vou sair do Brasil antes que passe a ser obrigatório”
Vergonha
- De quem nos governa;
- Da Procuradoria;
- Da Justiça;
- Da Comunicação Social;
- Dos jornalistas que não pensam por si;
- Dos politólogos;
- De todos que ocultam a porcaria que nos rodeia;
- De todos os que lavam a corrupção e o roubo descarado.
novembro 11, 2009
Há cursos para tudo
Mini saia e perninhas de jeito
Palpita-me que a rapariga não seja palestiniana caso contrário teriam sido os judeus. Seria uma Burka acima do tornozelo?
Para dizer a verdade sempre me comoveu uma escola de ballet não querer miúdas que se recusem a fazer a espargata ou caminhar em bicos de pés, uma escola de natação de alta competição não querer alunos com medo de água, os anões serem preteridos nas escolas de basket. Mas eu sou assim: de grandes comoções.
A condição de universitária aponta para perninha de qualidade mas duvido da idade. O dirigente da Juventude Comunista Brasileira organizou grande convívio anti-militarista, paz, conquistas dos trabalhadores … CO2 ..etc e tal. Deixaram os campos cobertos de seringas, preservativos, fezes, urina, folhas de estanho, papel higiénico, sacos plásticos e outros objectos capitalistas e burgueses. Este dirigente tem 30 anos, é universitário vai para 12 anos, conquistou já três mudanças de curso e uma passagem para o 2º ano. Vive à custa do pai e dos impostos dos Brasileiros e ainda se achou explorado pela sociedade.
Mas a civilização impoluta está a Oriente como se pode ver de notícias que não passam a fronteira embora simultâneas com a da perninha. O Irão, com 30% de desemprego e pobreza lancinante enquanto investe em armas nucleares, planeia reintroduzir a pena do corte das mãos para os criminosos devido ao aumento da criminalidade: uma pena com elevada civilização. Haveria um corte de perninha neste caso? Mas mais “arriba” está a Arábia Saudita. Condenou um violador de uma criança a decapitação, posterior crucificação com exposição pública: muito elevado sem dúvida.
novembro 10, 2009
Patetices
Não se percebe que uma doença, ou no mínimo uma anormalidade comportamental, que é um caso de saúde pública (não seja a SIDA também um caso claro de transmissão por via sexual quase sempre entre homossexuais) e tratável em qualquer psiquiatra de vão de escada, tenha que ser tratado na Assembleia e não no consultório e recato de um divã freudiano. Quantos dos homossexuais, que já são muito poucos, gostam de se rever nestas tristes andanças de palavreados ocos e inutilidades rampantes? Eu penso que serão menos que 0.01% da população! Muitos querem uma vida recatada já que a homossexualidade muitas vezes não é prevalente, noutros casos envolve um grande sofrimento interior e contradições que levam a estas “uniões” serem mais violentas que um casamento por razões absolutamente naturais. Necessitam de apoio médico e espiritual e esse não lho deve ser negado.
Com um défice de 8%, um país em pré-falência, com portugueses a morrer debaixo de betão de secagem rápida longe da família para ir buscar uns tostões, um desemprego de 10%, uma retracção económica de 4%, uma natalidade pelas horas da amargura, crescimento mais que linear do aborto e uma pipa de impostos adicionais que aí vem, só mesmo por tacanhez se pode colocar uma discussão tão estéril no parlamento que ainda por cima nos coloca num recuo civilizacional de 4000 anos. Estamos no Sec XXI!!
Sobre pregadores destas causas fica bem a opinião do padre António Vieira. Lá hei-de ir.
novembro 09, 2009
Céus Abertos à Droga FARCISTA
Apoquentado pela bases militares na Colômbia, que lhe podem estragar o negócio, Chavez espuma da boca.
Não o apoquentam porém os acordos que fez para bases russas na Venezuela que ele vem tornando uma colónia bolchevique para cercar os EUA. Estes acordos foram tornados secretos: mais secretos ainda que os da Colômbia.
Acharam graça a este indivíduo mas agora, com toda a sua psicopatia em alta, muita gente deverá estar já arrependida da tolerância que lhe foi concedendo. Lula é um dos principais colaboradores desta deterioração: uma América Latina empobrecida e em guerra fará o Brasil Marxista mais determinante na região. Cuidem-se ... vêm aí ainda tempos que serão para nunca mais esquecer!
Moita Carrasco
Acontecem milagres em terra de Cervantes -e Marx não foi canonizado ainda- de deixar a boca aberta ao cidadão, a carteira cheia ao político do PSOE e o desempregado numa miséria ainda mais duradoura. A Andaluzia e a Catalunha lideram a arte com os melhores artistas e os mais edificantes números circenses. Vejamos só três exemplos recentes do saque vândalo:
Andaluzia
Feudo do PSOE, 30% de desemprego, fora das cidades quase se vive apenas de subsídios. É agora uma das regiões mais pobres de Espanha. Os sindicatos CCOO (Comissiones Obreras – tem piada o nome) e UGT (Union Geral de trabajadores – também com piada) receberam em 5 anos 520Milhões, 520 Milhões (repito), 520 Milhões de euros (repito) de subsídios.
Dava para pagar o subsídio de desemprego de 800Euros durante um ano a mais de 54000 famílias. Nem sequer uma greve de encher o olho esta gente fez. Mas há maior máfia e parasitismo que isto? Até o D. Corleone tinha alguma honra.
Catalunha
Felip Puig ex conselheiro de Obras Públicas da Generalidad acumulou 41 cargos entre 2001 e 2003 no último governo de Pujol. Encaixava 100000Euritos sem dificuldades.
A esposa do presidente catalão José Montilla (PSC)., Ana Hernandez, acumula em 15 empresas públicas e privadas.
Mas há muito, mas muuuuuuuuuito mais!Fontes: Libertad Digital e Intereconomia
novembro 08, 2009
A virgem púdica
-Que andou ou tem andado Manuel Alegre a fazer para agora se preocupar e descobrir estas coisas maravilhosas que de vez em quando lhe brotam da boca como cogumelos no Outono?
Não seria altura de tanta virtude vir ao de cima e marcar a diferença?
The wall
Quantos que mataram na Alemanha de Leste foram julgados? Quantos que torturaram numa terra com mais bufos por m2 que alguma vez foi dado ver foram julgados?
Quantos que humilharam, prenderam, condenaram à pobreza e à escravidão foram julgados?
Quantos? Nenhum!
A Justiça não foi feita e devia ter sido feita. A não aplicação da Justiça é sinal de fraqueza dos justos e sinal de encorajamento aos criminosos.
Honecker morreu na cama, a esposa envolvida os crimes cometidos na RDA, goza de uma reforma principesca no Chile.
Ainda há uma parede a derrubar: a repulsa em fazer Justiça.
novembro 07, 2009
Em choque continuado
Con la primera copa
- Ao primeiro caso reage-se com indignação, repulsa, horror, incredulidade;
- Ao segundo caso com alguma resignação e quase conformismo;
- Ao terceiro caso com absoluta indiferença e até de habituação.
A verdade é agora um valor sequestrado e de definição cada vez mais difícil. Como li algures "a mentira é uma arma de destruição maciça". Vamos ter que escolher! Antes que seja tarde!!
Heil .... Obama. ObamaReich para mil anos e mais uns patacos
Via libertad Digital
Banho de Cultura Islâmica
A aliança de civilizações com tão avançadas culturas dá nisto: é só cultura de facto!
novembro 05, 2009
A obrigação de quem roubou e de quem administra a justiça
Prende-se o que roubou e mete-se em livramento. … O preso , tanto que se livrou da pena do crime fica muito contente, o rei cuida que satisfez à obrigação da justiça, e ainda se não tem feito nada, porque ambos ficam obrigados à inteira restituição dos mesmos roubos. O rei … faça as restituições por si mesmo pois eles não fazem nem hão-de fazer.
Acordos sim ... mas só para voltar ao poder
Sempre a mesma ideologia terrorista e mentirosa.
novembro 04, 2009
Que fazer a quem rouba? E a quem não actua ou actua mal?
Uma vez que é ladrão conhecido, não só há-de ser suspenso ou privado do ofício ad-tempus senão para sempre e para nunca jamais entrar ou poder entrar… o uso ou abuso destas restituições, ainda que parece piedade, é manifesta injustiça. … em vez de o ladrão restituir o que roubou no ofício restitui-se o ladrão ao ofício para que roube ainda mais. Não são essas as restituições pelas quais se perdoa o pecado, senão aquelas por que se condenam os restituídos, e também quem os restitui. Perca-se embora um homem embora já perdido, e não se percam os muitos que se podem perder, e perdem na confiança de semelhantes exemplos.
novembro 02, 2009
Dos muros
Adolfo Sachsida; Blog Opiniões
Corrupção e o Padre António Vieira
Segundo o Padre parece que não:
“Por mar padecem os moradores das Conquistas a pirataria dos corsários estrangeiros, que é contingente; na terra suportam a dos naturais que é certa e infalível …. O pirata do mar não rouba aos da sua república; os de terra roubam os vassalos do mesmo Rei em cujas mãos juraram homenagem. Do corsário do mar posso-me defender, aos da terra não posso resistir; do corsário do mar posso fugir, dos da terra não me posso defender…..o corsário do mar depende dos ventos, os de terra sempre têm por si a monção; enfim o corsário do mar pode o que pode; os de terra podem o que querem”
Que se faz com os que roubam e quais as consequências? O Padre também tem resposta (fica para a próxima)
novembro 01, 2009
Dia de Todos os Santos
Resolvo passar pela rua que tantas vezes percorri em miúdo. Casas algumas já não existem, outras ainda existem e muitas novas ocuparam terrenos de milho, batata e legumes. Tanta gente que partiu já.
O Avô de um colega de escola andava muito de bicicleta enquanto pôde; mais um velhote quase sempre à porta pelos menos até às 23h e das 5h em diante – o quarto era demasiado pequeno para a asma e o tabaco de décadas o deixarem respirar; outro rapaz partiu com meia idade destruído por uma cirrose e vida pouco regrada–emprestava-me muita banda desenhada e deixou-me dar uns tiros com pressão de ar; mais adiante outro velhote que deixava uma bicicleta velha junto à vinha para dar a ilusão que estava por perto; a minha catequista sempre de sorriso nos lábios; um amigo de futebol domingueiro tão jovem comido por um cancro mas que sempre tranquilizava a mulher e a filha; a minha avó que velhinha já andava quase 3km para ir à Missa –comia em casa da irmã de onde trazia em Dezembro uns dióspiros maravilhosos (vermelhos, encarquilhados e uma coroa preta no lado oposto ao pedúnculo); outros … tantos.
Outros pensaram isto que escrevo, isto que escrevo aqui fica num qualquer servidor e sobre mim talvez um dia alguém escreva.