março 23, 2009

Encantamento

Os me(r)dia não se cansam de anunciar. O rapaz brutalmente espancado em Rio Tinto, cercado e a levar tareia de vários num qualquer canto de um bairro de subsidiados , não morreu devido às agressões de que foi vítima. Morreu devido a uma doença prolongada e pronto: ficam descansados.

Mas não faz grande diferença. Resulta evidente que o espancamento foi ainda um acto de maior desumanidade, vileza e cobardia do que o inicialmente suposto: a vítima era afinal bem mais frágil.

A vida humana não vale absolutamente nada: antes de nascer é vítima da discricionariedade de um qualquer capricho do polegar para baixo ou para cima (como os todos poderosos imperadores romanos que decidiam quem vivia) depois de nascer é vítima de outros que não foram educados para a respeitar. A vida dos outros é uma unidade a carbono que, de repente, se pode tornar incómoda.

A cultura que grassa é a violência gratuita que germina numa sociedade sem justiça e sem valores que continuamente passa mensagens desculpabilizantes: primeiro desculpa-se a ela própria depois desculpabiliza quem comete a violência.

Vivemos ainda uma espécie de encantamento de liberdades, direitos e garantias … mas tantas e tão extremadas que iremos lentamente dar conta que afinal de nada nos servem quando nos tornamos vítimas.

Sem comentários: