maio 10, 2009

Perdoai-lhes Senhor

Se alguém necessitar de contratar um comissário fiel e “yes man” basta ver os jornais da manhã de fim-de-semana na RTP-1 e escolher. A RTP de todos nós (dizem eles) é ela própria a cara da decadência e da falta de pluralismo a que está obrigada.
O comentador de serviço deste Domingo, à semelhança de todos os outros escolhidos a dedo, encontra sempre defeitos na oposição e virtudes nos restantes, por mais que a trapalhada congénita que nos dissolve seja por demais evidente de onde sopra. O dito avençado veio lamentar, no respeitante às delinquências crónicas do pessoal da Bela-Vista, a falta de políticas de integração. Estas pessoas, a quem deram um apartamento por troca com uma barraca e subsídios generosos à ociosidade, que não só lhe permitem ser possuidores dos gadgets mais sofisticados mas ainda deixam tempo livre para assaltar e roubar, são então ainda eternas vítimas de qualquer coisa e estão isentos eles próprios de qualquer obrigação perante a sociedade nunca merecendo mais que pífias reprovações.

Quem se levanta às sete da manhã, que se interroga se os filhos foram anavalhados junto à escola, se lhe roubaram a roupa ou o telemóvel, que chega às oito da noite, que encontra a casa assaltada, que ainda faz o jantar, que ajuda os filhos no trabalho de casa, que vê o seu negócio assaltado mais uma vez, insultado e impedido de sair à noite, que encontra de manhã o seu carro vandalizado e queimado só pode ver nesta linguagem desculpabilizante mais um sinal da paupérrima qualidade do jornalismo autista e acantonado à conveniência que enxameia os me(r)dia.

Enquanto delinquentes perigosos circulam sem condenação, o infeliz cidadão parece cumprir várias penas perpetuas: a de se esfalfar para satisfazer a fome do fisco, aturar estas imbecilidades jornalísticas e os delírios do repugnante serviço público que paga com taxas e “taxinhas” mesmo sem o querer consumir (isto numa economia que dizem neo-liberal).

1 comentário:

João Miguel Gaspar disse...

Totalmente de acordo.
Lamentavelmente são poucas as vozes neste sentido.
http://cachimbodemagritte.blogspot.com/2009/05/bela-vista-os-tiros-contra-esquadra-e.html

http://cachimbodemagritte.blogspot.com/
2009/05/bela-vista-os-tiros
-contra-esquadra-e.html

Ab
JMG