setembro 27, 2014

Hoje de manhã ...

... a RTP, no jornaleco da manhã, chamou um historiador! Não, desta vez não era sobre o "fássismo": era sobre os maus da história portuguesa. Não acredito que vá vender muito ... já temos disso desde que a memória mantenha os ficheiros em ordem até ao 25 de Abril de 1974. 

Excluindo a fatalidade referida acima, o historiador descobriu que Vasco da Gama era irascível: não deve ser novidade. Navegar vários meses e acabar a comer comida picante na Índia não dá para menos. Mas o historiador continua com outro exemplo: a virtuosa, a mansa, a modelo Carlota Joaquina. A Carlota, segundo o historiador, era uma mulher "muita avançada para a época": já de pequenina não respeitava os professores e, já mais velha, também só fazia o que lhe apetecia. Estes avanços históricos -ou instintos selvagens- são extraordinários e a Carlota fica sempre a ganhar.

2 comentários:

joão disse...

É o fulano que lançou um livro pateta chamado "Os maus da História de Portugal" ou coisa do género? esse só lança pérolas dessas. Depois da moda dos "romances históricos" a trouxe-mouxe agora há a "história light". Faz-me lembrar aquelas séries pseudo-históricas em que, seja o enredo passado na Idade Média, no renascimento ou na Idade Moderna é sempre o mesmo: uns camponeses esfarrapados dão para todas as épocas e está o cenário feito.

Lura do Grilo disse...

Esse mesmo João! Esse mesmo.