novembro 05, 2014

O rico Dubai e o sistema de saúde de Portugal

Os pais da criança prematura devem estar a viver uma enorme angústia com a situação da filha. Uma diária de 500 Euros por cuidados tão especializados não será demais se atendermos ao preço de um hotel de 5 estrelas em Lisboa.

Uma excelente oportunidade para valorizarmos o sistema de saúde que temos e o extraordinário trabalho dos ministros e de todos os que, de boa fé, o tentam optimizar para melhor servir. Pena ser usado para matar quando tanto esforço e despesa se faz para salvar.

2 comentários:

carneiro disse...

Na unidade dec cuidados intensivos de neuro-cirurgia em Santa Maria uma cama custa €10.000/dia.

Só há 9 camas, mas é normal estarem 3 ou 4 ocupadas durante 2 ou 3 semanas por velhotes de 90anos com AVC's irreversíveis. Apenas a aguardar que morram.
Algumas vezes com sinistrados da estrada sem camas para serem admitidos e tratados.

A medicina altamente diferenciada tem que ser objecto de regras claras. Pelo custo que representa para a comunidade, não pode ser utilizada como a água da torneira que ninguém fecha porque é de borla.
Este tema é melindroso, pois que se cruza, potencialmente, com o momento em que se não deve manter mais a "máquina" ligada.
O socialismo, porque lhe falta estrutura moral e ética para discutir o problema, tenta resolver através do testamento vital.Cada qual fazuia oi seu testamentio e o problema já não tinha que ser discutido.

Mas o problema coloca-se de forma gritante quando um filho nosso de 20 anos teve um acidente de viação e não tem acesso à neurocirusgia porque as camas estão ocupadas por doentes irreversíveis de 90 anos de idade.

Lura do Grilo disse...

De acordo.