outubro 03, 2017

Do além

Hoje veio um índio Lakota falar com uma árvore que é "como nós" diz a SIC: o que falaram não sei! Mas a verdade é que ele detesta combustíveis fósseis - veio a cavalo alimentado a palha- e, obviamente, está contra Trump: ele e outros iguais que andam por aqui.

Se um índio fala com uma árvore eu sinto que andam a falar comigo como se eu fosse uma árvore ou, talvez, um calhau rolado. É sobre a dívida pública: Passos deixou-a em 235 biliões e ela já está em 250 biliões: em menos de dois anos cada tuga já deve mais 1500 euros. Como se chegou aqui não sei: quando ouço televisão e rádio, leio jornais, etc ... só ouço "pagamento de dívida", poupanças de dezenas de milhões, empréstimos mais baratos para nos livramos de dívida mais cara, etc. Fazendo as contas a tudo  pensava que a dívida estava a diminuir mas afinal .... não!

Centeno diz que agora é que é .... a dívida vai descer até ao Natal: e vai ser a maior descida de sempre! Esperava um jornalista a perguntar o que era isso "de maior de sempre": vai descer a dívida para níveis de 2015; maior de sempre por pagaram duas ou três tranches juntas para fazer o retorno "aos momentos históricos" que ocorriam todos os dias no tempo de Sócrates; maior em quanto em relação a quê.

Mas enfim ... só há um caminho. Levar isto ao zero e começar do zero: não há nada para ninguém. Tudo será uma dádiva a partir desse momento: assim como um médico no meio de 200 000 ou 300 000 pretos em Luanda um mês antes das eleições . Mais tarde ou mais cedo vai acontecer ... ou é a cubanização do país.

Sem comentários: