O tempo é muito lento para os que esperam; Muito rápido para os que tem medo; Muito longo para os que lamentam; Muito curto para os que festejam; Mas, para os que amam, o tempo é eterno. Shakespeare
julho 29, 2009
Energia Renovável Fotovoltaica... o grande engano
Queria ser muito amigo do ambiente. Mando às malvas a EDP e coloco uns painéis solares fotovoltaicos no telhado. Adeus ao contador e às facturas mensais: que alegria.
Consumo por dia 10kWh ou seja por mês 300kWh que pago a cerca de 0.12Euros/kwh. A esta despesa somam-se os 19Euros do contrato + Taxas do Audio visual+IVA. Isto dá por ano cerca de 705Euros.
O Inverno é a estação mais desfavorável. Tenho que instalar 25m2 de painéis fotovoltaicos. De noite não há SOL e corro o risco de ter dias nublados. Tenho que armazenar para uma autonomia de, digamos, uma semana. O orçamento aproximado é o seguinte:
Painéis: 12500Euros
Inversor: 1500Euros
Baterias: 5000Euros (primeiros 10 anos) +5000Euros (segundos 10anos).
Regulador de carga, Quadro, Montagem, etc: 1750Euros.
Investimento Total: 25750Euros.
O regulador de carga evita sobrecarga das baterias e a energia rejeitada poderia ser eventualmente vendida ou usada para aquecer água. As baterias pesam na totalidade mais de 500kg. Não se levam em conta estes aproveitamentos.
RESULTADO: SÃO NECESSÁRIOS 36 ANOS PARA PAGAR O INVESTIMENTO.
ENERGIA FOTOVOLTAICA NO ACTUAL ESTADO DA ARTE: NÃO OBRIGADO!!
Etiquetas:
Energias renováveis; Energia Fotovoltaica
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário