julho 01, 2009

Meu lamento

Hoje ouvia a Rádio Renascença e foi grande a minha surpresa. O bloco noticioso vendia, como os outros média chavistas, a mesma linguagem em relação à reposição da legalidade democrática nas Honduras. O mesmo palavreado reprovatório e largas alusões aos golpistas. Parece pairar sobre os média uma suprema entidade que, tal qual um maestro, põe esta fanfarra jornalística acéfala a acompanhar com as mesmas notas.

Acho particularmente triste que a emissora católica não seja capaz de analisar de forma objectiva os acontecimentos e formular sobre eles uma opinião independente do mainstream. A COPE em Espanha foi acantonada pelo PSOE que não tem pejo em dizer raios e coriscos da Igreja e parece que a RR em Portugal segue o mesmo figurino. O assunto é grave tanto mais que as conotações chavistas dos acontecimentos o recomendariam. A igreja em Venezuela tem sido perseguida verbalmente e os seus bens alvo de vandalismo do oficialismo chavista.

O regime chavista persegue ferozmente os opositores e a Igreja de um momento para o outro pode passar a ser um alvo preferido. A fauna marxista bolivariana já derramou sangue muita vez e fá-lo-á ainda com mais prazer sobre os cristãos como já é sua tradição.

É obrigação da Igreja saber avaliar correctamente os acontecimentos e não andar a reboque dos outros, custe o que custar, caso contrário banaliza-se e torna-se apenas mais um actor na mediocridade reinante. Basta olhar à sua volta para perceber que estes presidentes bolivarianos não governam para ser reconhecidos pela obra. Tratam pura e simplesmente de subverter a democracia para se perpetuarem no poder usando golpes bem desferidos nos pontos mais fracos das instituições democráticas: referendos, decretos, recomposição de tribunais, autorizações especiais, arruaça protegida pela polícia, milícias, intimidação, silenciamento dos media, salários elevados a pessoas chave do regime, propaganda, esvaziamento do poder de adversários eleitos, mentira, etc.

Foi a tudo isto que o Supremo das Honduras disse não na altura certa e deu posse ao presidente que a Constituição Hondurenha prevê. Vai além disso marcar eleições. Funcionaram em pleno os mecanismos existentes para evitar a tomada de assalto da democracia pela vontade de um homem apenas e as Honduras deram um exemplo de civismo e maturidade de fazer inveja ao Mundo.

A Bíblia diz “sede prudentes como as serpentes”. E se dúvidas há sobre o que pode vir a acontecer está aqui um bom exemplo: os chefes de fila do PSUV chegam, a matilha vermelha segue-os e logo de seguida a polícia para os proteger. Interrompem uma Missa para ameaçar um Governador da oposição.


Sem comentários: