setembro 18, 2009

TGV: a mentira a alta velocidade

Anda tudo maluquinho com o TGV e mais uma ponte. O TGV não é rentável nem nunca o será e a dívida será imensa: mais de 10 milhões de euros por mês para pagar (só de juros). Auto-estradas existentes também chegam dado o tráfego que exibem.

Lembro-me do tempo em que ir do Porto a Viana levava mais de 2horas, de Viseu a Viana quase 6horas, de Viseu a Aveiro quase 4horas, de Viseu a Coimbra quase 3h. De Viseu à Guarda mais de 1h30m.

Fizeram-se auto estradas e vias rápidas. Foi um grande sarilho com a “política do betão”, fez-se o centro cultural de Belém e foi um aqui-del-rei.

Agora que o tempo das viagens acima foi reduzido para menos de metade e algumas de quase 1/4 para quê novas obras desta envergadura que dantes diziam não desenvolver o país?

Na Holanda as auto-estradas estão muito mais apinhadas de carros que em Portugal e nem por isso é mais pobre. A única vez que andei num TGV entre duas cidades francesas a carruagem só levava ¼ dos passageiros possíveis. Os inter-cidade e alfa-pendulares não circulam cheios! A uma família de 4 pessoas fica mais barato alugar um carro para ir no trajecto Porto-Lisboa que ir no alfa-Pendular. Onde vão arranjar clientela para duas redes ferroviárias?

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