maio 28, 2013

Um mundo perigosamente admirável

As maminhas de Angeline Jolie vão dando que falar. Honestamente não sei o que pensar: atribuir tudo aos genes parece-me perigoso. Abre terríveis precedentes: se retirar umas maminhas é um acto   louvado de coragem e determinação  quando os genes identificarem uma probabilidade elevada de uma criança ser um futuro assassino pois o bisavô assassinou, o avô assassinou, o pai e a mãe também assassinaram gostaria de saber qual seria a natureza da decisão sobre o indivíduo do Estado cada vez envolvido em Medicina preventiva.

Estaremos perante um determinismo genético que exclui a capacidade de o ser humano se exceder e ser mais que uma cadeia de DNA sujeitos às terríveis leis matemáticas que gerem a probabilidade de uma tiragem particular de cartas de um baralho ?

A tecnologia dos drones por centenas de euros está por aí: as aplicações são muito interessantes e a nível militar tremendas. Mas há o reverso da medalha. Deixamos uma janela aberta, um drone entra, percorre a nossa casa, vê o que temos ou não temos, quem está ou não está. Fotografa documentos, pousa em sítio recatado, grava imagens e conversas durante uns dias transmitindo-as. Parte nos dias seguintes para uma nova missão: silencioso e quase invisível.




Sem comentários: