dezembro 22, 2013

Estes são para a família (ou para quem gosta)

Os dióspiros são mágicos para mim. Lembro de novo que a minha avó (já vão algumas décadas) trazia, de casa da irmã depois da missa de Domingo, um cestinho com bastantes dióspiros aconchegados no meio de palha. No mês frio de Dezembro, em que frequentemente aconchegava as mãos nos bolsos e os pés numas botas de pêlo que prometiam ser quentes mas nunca o eram, os ditos dióspiros eram um calor para a alma. Uma polpa vermelha e doce fazia crescer a água na boca.

Hoje os dióspiros tendem a estragar-se antes de amadurarem mas anos há em que alguns sobrevivem a Novembro. Esses são também alvo de todo o tipo de passarada. A solução para poder provar esta maravilha: apanhá-los e deixá-los de madureiro. Ficam engelhados mas com muita classe e sabedoria, como tinha a minha avó e os que ela trazia.


1 comentário:

John Oliveira disse...

Que fruto misterioso que eram para mim os diospiros :-) Parecia haver uma conspiração natalícia dos diospiros, pois ninguém via a árvore dos diospiros (eu pelo menos não conhecia nenhuma) e contudo eles apareciam :-)

Abraço e Feliz Natal!

Israel Bloom