fevereiro 04, 2017

Igualzinho a todos os outros

Rafael Correa tem enraizado o seu regime: controlo de tribunais, esmagamento da comunicação social adversa e culto da personalidade.

Daniel Ortega a mesma coisa: do terrorismo ao poder onde arruinou a Nicarágua em pouco tempo; Violeta Chamorro ganhou mas a tarefa económica era pesada ou impossível e perdeu. Ele voltou mas agora este percalço não se podia repetir. A Constituição afirmava preto no branco que nenhum presidente poderia exercer o cargo mais que duas vezes mas o Tribunal achou que não se aplicava a ele. É de novo presidente, esmagou opositores e açaimou a imprensa.

A Venezuela nem se fala. As filas agora são também para tirar passaporte: escasseiam o plástico usado nos documentos. Um aumento do PIB de -16% - com politicas de crescimento e apoio ao nosso Povo- uma inflação de 800% no anos passado não prometem melhor este ano. Nunca falta dinheiro para caríssimo armamento. A Venezuela arrisca-se a ficar com uma população residual dos menos produtivos da economia, de velhos e de meliantes.

Sem comentários: