setembro 11, 2016

Estertor

É certo e sabido que os mais ricos do mundo são agora de esquerdas: donos de Facebooks, Googles, CNNs,  investidores como Soros, etc são cavalos de batalha para impor o regresso ao passado. O domínio pela esquerda da comunicação social é avassaladora e muita da opinião na mesa de voto é controlada por ela. Porém é evidente uma perda de valores fundamentais: o rigor, o pluralismo e o respeito mínimo pelas pessoas. 

Ontem a TVI, no jornal da noite, passou uma peça de um conhecido jornalista que acha ter muito humor. Entre alguns políticos abordou a Conceição Cristas -mulher de família, esposa (não companheira nem caso) mãe de vários filhos e deputada- com total desprezo: as imagens seleccionadas, a música brejeira à Quim Barreiros, o discurso do jornalista e outras. A Conceição Cristas é agora um alvo a abater.
Hoje a RTP, a propósito de mais um encontro de "Cultura", lá introduziu e promoveu um dos mais "prestigiados filósofos espanhóis", que ensina em "muitas universidades" e botou faladura. Depois de Sartre e Beauvoire o fílósofo em geral tornou-se para mim uma coisa tão boa quanto as cataratas para a vista. O "filósofo" ou "pensador político" (que fino) botou faladura sobre a "indignação" em resposta à "crise económica e financeira" que ainda não teve "repercussão política". A coisa soou-me a Podemos: a ideologia que guiou os regimes de Chavez e Castro à solidez económica e financeira e com eles se financiou, não perdendo uns trocos do regime iraniano. Ainda não tinha acabado de digerir as entrelinhas e já aparecia (sem surpresa) a também interveniente Marisa Matias a abanar a cabeça. Marisa Matias, Isabelinhas e outras estéreis peças do género são, ao contrário da Conceição Cristas, o modelo para estas TVs.

Já há muito tempo perdi qualquer respeito pelas TVs, as descartei para obter informação credível e portanto, estas coisas tornam-se quase normais: convivo com elas como com a máquina de lavar louça cheia e pronta para iniciar o enxaguamento. Mas tenho pena de termos chegado e este ponto pois condicionam muita gente a qual, por falta de tempo ou formação, não vê mais além que este lixo nocturno.

1 comentário:

Unknown disse...

Este infelizmente é o actual grande problema do Ocidente. Não é de admirar depois que a civilização chegue ao fim e seja substituída por outra que não é melhor.