setembro 12, 2016

Os sinos repicam ... a finados

 Image result for plano inclinado
Crescimento económico tíbio, se existir;
Exportações a descer;
Investimento desapareceu;
Confiança evaporou-se:
Dívida a pular;
Consumo privado parado;
Emprego não sobe;
Juros da dívida em escalada;
Impostos sobem e não sabemos até onde;
Défice ... logo veremos.

Não se podia esperar melhor: é a equipa de Sócrates sem Sócrates. De resto o populismo é o mesmo, a plateia a mesma, as políticas iguais ... a coisa vai desmoronar. O MST apareceu, sem vergonha, a defender o PS e culpar PCP e Bloco de Esquerda pelas "exigências", que nunca tinha mencionado anteriormente.

Já se fala de resgate .... abertamente.

O mote está dado:
  • BE e PCP a dizer que o governo não é suficientemente de esquerda (um dejá vu para quem conhece a cartilha comunista: só que não se pode culpar o EUA, é mais fácil culpar a EU) e por isso falhou;
  • O PS a dizer que não pode fazer as políticas que queria por causa do BE e PCP;
  • O orçamento tanto mais duro quanto maior o descalabro até lá: PCP e BE a pedirem mais benesses do OE para haver crescimento, reposição de rendimento e rapar uns votos ao PS.  Segue-se o divórcio litigioso;
  • Centeno vai cair em breve para ser o bode expiatório e adiar o inevitável;
  • Eleições à vista no primeiro semestre do próximo ano para deixar tudo como em Espanha e o PR a forçar uma coligação PSD+PS (o PSD, como é estúpido, vai aceitar).
  • Austeridade que vem aí é muita: aquela que foi  suspendida pela troika PCP+BE+PS somada às benesses dadas entretanto e adicionada de um factor de cagaço (as exigências dos credores para acreditarem no "agora é que é"). O caminho? A Grécia! Costa prometeu o modelo e vamos tê-lo. Temos que lhe elogiar a coerência ... infelizmente.

1 comentário:

Unknown disse...

Se vier novo resgate, nenhum dos três partidos que estão no poder devem fazer parte do próximo governo. É uma questão de bom senso... que na verdade nem há.